Creche no Brasil: um estudo multidimensional dos grupos de pesquisa do CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6683

Palavras-chave:

Creche, Instituição escolar, Pesquisa educacional

Resumo

Este estudo analisa os grupos de pesquisa dedicados à temática creche registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa, de cunho documental e bibliográfico, teve como recorte temporal o período de 1988 a 2021, direcionando a consulta à documentação dos respectivos grupos. Combinando a abordagem prosopográfica e a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), o objetivo foi identificar, relacionar e interpretar as dinâmicas desses grupos de pesquisa. Embora os grupos afirmem conduzir pesquisas sobre creche, os resultados apontam uma significativa escassez de publicações científicas e orientações de pós-graduação efetivamente focadas nesta temática. Este contraste entre o interesse declarado e a efetiva produção científica expõe um desequilíbrio preocupante no campo da educação infantil no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Keli Moletta, UEPG

Ana Keli Moletta - Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (GEPHIED), vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orcid: 0000-0003-0572-3358 - Email: anakelimoletta@yahoo.com.br

Ponta Grossa/PR/Brasil

 

Referências

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Publicado

24-10-2024

Como Citar

MOLETTA, A. K. Creche no Brasil: um estudo multidimensional dos grupos de pesquisa do CNPq . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6683143, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6683. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6683. Acesso em: 1 nov. 2024.

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