Escola de Educadores: reflexão sobre a prática na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6579

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática docente, Desenvolvimento profissional

Resumo

O presente artigo busca investigar os processos de desenvolvimento profissional de professores e professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo a reflexão e a análise de práticas docentes como elementos estruturantes da formação continuada. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso intrínseco. O caso escolhido foi um curso oferecido pelo Projeto de Extensão “Escola de Educadores”, na Unesp, campus Rio Claro. O curso é voltado à formação continuada de professores e gestores de escolas públicas e privadas da região de Rio Claro/SP. Os dados foram produzidos por meio das técnicas da observação dos encontros do curso, análise dos documentos relativos ao curso, questionário e entrevista semiestruturada com sete professoras de escolas municipais. Verificou-se que o curso proporcionou às participantes protagonismo em sua formação. As professoras tiveram uma postura investigativa por meio do desenvolvimento de projetos, associação teoria e prática e o uso de ferramentas digitais. As participantes destacaram elementos importantes sobre o desenvolvimento profissional, a reflexão sobre a prática e as contribuições das reflexões coletivas para seu próprio desenvolvimento. A experiência em questão, baseada na perspectiva da análise de práticas docentes, oferece possibilidades para pensar a formação de professores em exercício, promovendo o papel de protagonista ao professor, que se torna responsável pelo que constrói junto aos seus pares.

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Biografia do Autor

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela UFSCar. Docente na Universidade Federal de São Carlos. Líder do grupo DEFEF. http://lattes.cnpq.br/6758025601578309

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Rio Claro

Samuel de Souza Neto. Livre-docente pela Unesp. Doutor em Educação pela USP. Docente na Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro. Líder do grupo NEPEF e do CRIPFE-Brasil. http://lattes.cnpq.br/7352600571268275

Marina Cyrino, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Faculdade de Educação

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesp de Rio Claro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino - DOFPPEN, membro do Centre de recherche internacional sur la formation et la profession enseignant - CRIFPE (Brasil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, estágio curricular supervisionado, prática de ensino, análise de práticas, escola e universidade.

Renata Turatti, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, SP

Mestre em Educação pela UFSCar. Professora da rede de ensino da prefeitura de Rio Claro, SP. http://lattes.cnpq.br/7782518801206256

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Publicado

17-10-2024

Como Citar

VEDOVATTO, D.; SOUZA NETO, S. de; CYRINO, M. .; CAMPANHA TURATTI, M. R. Escola de Educadores: reflexão sobre a prática na formação continuada de professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6579137, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6579. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6579. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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