E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996538

Palavras-chave:

Matemática, Temas contemporâneos transversais, Formação inicial de professores, Materiais autorais digitais

Resumo

Este artigo explora apresentar materiais autorais digitais, nomeadamente de e-books, produzidos durante a participação de uma disciplina de prática pedagógica do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Este estudo teve como objetivo enfatizar a importância de preparar os futuros professores de Matemática por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para trabalhar a interdisciplinaridade e temas sociais relevantes no currículo da Educação Básica, tornando-as significativas para essa etapa formativa do futuro(a) professor(a) de Matemática. Para alcançar esse objetivo, este artigo teve como trajeto metodológico, por meio da coreografia didática da disciplina, explorar o uso dos TCT em práticas pedagógicas com os futuros professores de Matemática, resultando na produção de materiais digitais (e-books). A análise dos e-books foi realizada por meio do modelo de aprendizagem das coreografias didáticas, utilizando a Análise Textual Discursiva e os modelos-base de aprendizagem. Após a análise dos e-books, o estudo destaca a importância da formação dos professores(as) para promover um currículo que estimule a reflexão crítica dos(as) licenciandos(as) em Matemática sobre questões sociais e a integração deste conhecimento integrado às tecnologias digitais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Muriell Francisco da Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com projeto na linha de Educação em Ciências e Matemática cuja temática de pesquisa é sobre a utilização das Tecnologias de Inteligência Artificiais na Educação e os Temas Contemporâneos Transversais na Formação Inicial de Professores(as) de Matemática. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2023). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2020), tendo parte dos estudos realizado através de mobilidade acadêmica internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2018/2019). Membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando desde 2019 na linha de pesquisa de Formação de Professores(as) com TDIC, Educação Matemática com Modelagem e Simulação, Arquitetura Pedagógica e Coreografia Didática com TDIC. Possui interesse na área de Matemática, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Inteligência Artificiais, Mídias, Transmídias e Softwares Educacionais, Robótica Educacional, Ensino Híbrido, Coreografias Didáticas, Temas Contemporâneos Transversais e Modelagem Matemática.

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital. 

Downloads

Publicado

28-07-2024

Como Citar

FRANCISCO DA COSTA, M.; JOSÉ DE SOUZA JUNIOR, A. . E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e653891, 2024. DOI: 10.14244/198271996538. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6538. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-08-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-11-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28