E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996538Palavras-chave:
Matemática, Temas contemporâneos transversais, Formação inicial de professores, Materiais autorais digitaisResumo
Este artigo explora apresentar materiais autorais digitais, nomeadamente de e-books, produzidos durante a participação de uma disciplina de prática pedagógica do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Este estudo teve como objetivo enfatizar a importância de preparar os futuros professores de Matemática por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) para trabalhar a interdisciplinaridade e temas sociais relevantes no currículo da Educação Básica, tornando-as significativas para essa etapa formativa do futuro(a) professor(a) de Matemática. Para alcançar esse objetivo, este artigo teve como trajeto metodológico, por meio da coreografia didática da disciplina, explorar o uso dos TCT em práticas pedagógicas com os futuros professores de Matemática, resultando na produção de materiais digitais (e-books). A análise dos e-books foi realizada por meio do modelo de aprendizagem das coreografias didáticas, utilizando a Análise Textual Discursiva e os modelos-base de aprendizagem. Após a análise dos e-books, o estudo destaca a importância da formação dos professores(as) para promover um currículo que estimule a reflexão crítica dos(as) licenciandos(as) em Matemática sobre questões sociais e a integração deste conhecimento integrado às tecnologias digitais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Muriell Francisco da Costa, Arlindo José de Souza Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-11-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28