E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996538

Palabras clave:

Matemáticas, Temas transversales contemporáneos, Formación inicial del profesorado, Materiales digitales con derechos de autor

Resumen

Este artículo explora la presentación de materiales digitales con derechos de autor, a saber, libros electrónicos, producidos durante la participación en una disciplina de práctica pedagógica del curso de licenciatura en Matemáticas en una universidad pública. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância de preparar os futuros professores de matemática por meio dos Temas Transversais Contemporâneos (TCT) para trabalhar a interdisciplinaridade e temas sociais relevantes no currículo da Educação Básica, tornando-os significativos para esta etapa formativa do futuro profesor de matemáticas. Para lograr este objetivo, este artículo tuvo como camino metodológico, a través de la coreografía didáctica de la disciplina, explorar el uso de TCT en prácticas pedagógicas con futuros profesores de matemáticas, resultando en la producción de materiales digitales (e-books). El análisis de los e-books se realizó a través del modelo de aprendizaje de coreografías didácticas, utilizando el Análisis Textual Discursivo y los modelos básicos de aprendizaje. Tras analizar los libros electrónicos, el estudio destaca la importancia de la formación docente para promover un currículo que fomente la reflexión crítica de los graduados en Matemáticas sobre cuestiones sociales y la integración de estos conocimientos integrados con las tecnologías digitales.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Muriell Francisco da Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com projeto na linha de Educação em Ciências e Matemática cuja temática de pesquisa é sobre a utilização das Tecnologias de Inteligência Artificiais na Educação e os Temas Contemporâneos Transversais na Formação Inicial de Professores(as) de Matemática. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2023). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2020), tendo parte dos estudos realizado através de mobilidade acadêmica internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal (2018/2019). Membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando desde 2019 na linha de pesquisa de Formação de Professores(as) com TDIC, Educação Matemática com Modelagem e Simulação, Arquitetura Pedagógica e Coreografia Didática com TDIC. Possui interesse na área de Matemática, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Tecnologias da Inteligência Artificiais, Mídias, Transmídias e Softwares Educacionais, Robótica Educacional, Ensino Híbrido, Coreografias Didáticas, Temas Contemporâneos Transversais e Modelagem Matemática.

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital. 

Publicado

2024-07-28

Cómo citar

FRANCISCO DA COSTA, M.; JOSÉ DE SOUZA JUNIOR, A. . E-books com os temas contemporâneos transversais na formação inicial de professores(as) de matemática . Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e653891, 2024. DOI: 10.14244/198271996538. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6538. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-08-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-11-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28