Programa universitário de promoção de adaptação acadêmica e autoeficácia – PUP3A: estudo de viabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6471Palavras-chave:
Adultos, Intervenção, UniversitáriosResumo
O Programa Universitário de Promoção de Adaptação Acadêmica e Autoeficácia é destinado a estudantes de graduação no primeiro ano no Ensino Superior visando o favorecimento e desenvolvimento de crenças de Autoeficácia e Adaptação ao contexto universitário. O objetivo do presente artigo foi avaliar a viabilidade de uma proposta interventiva para verificação do potencial de replicação para futuros estudos de eficácia e efetividade. Para avaliar a viabilidade do programa foi necessário realizar um recorte da proposta interventiva, ocorreram três encontros com as temáticas sobre perspectivas sobre futuro profissional, desenvolvimento de recursos de aprendizagem e hábitos de estudos e estabelecimento de relações interpessoais. Participaram dos encontros 13 estudantes universitários cursando o primeiro ano da graduação. Foram utilizados instrumentos para avaliar a satisfação, compreensão e generalização de conteúdo para os participantes e monitorização dos encontros pelos coordenadores de grupo. Os resultados permitiram identificar que houve adesão/aceitabilidade, compreensão e generalização de conteúdo dos encontros e a satisfação com programa e coordenadores de grupo pelos participantes. Dentre as adequações necessárias, a duração e quantidade de encontros serão ampliados, incluindo temas como Estados afetivos/emocionais no processo de Adaptação Acadêmica, persuasão verbal e autorregulação. Apresentar a proposta sempre no período inicial dos acadêmicos e vinculá-la a uma atividade que gere certificação para os participantes é fundamental para uma maior adesão e continuidade dos estudos.
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