A avaliação institucional da extensão nas universidades federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996371

Palavras-chave:

Extensão universitária Avaliação institucional Universidades federais

Resumo

O estudo investiga a inserção da avaliação da extensão universitária na avaliação institucional das universidades, tendo como eixo a discussão da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e a função social das universidades. O foco da análise são as 63 universidades federais, não somente pela relevância destas instituições no sistema de educação superior brasileiro, mas por efetivamente, em sua maioria, desenvolverem ações de extensão. O estudo qualitativo e de natureza exploratória baseou-se em pesquisa documental e em análise de conteúdo das resoluções e/ou documentos equivalentes que regulamentam a extensão universitária nestas instituições, centralizando o tratamento dado à avaliação da extensão. O conteúdo foi sistematizado em quatro categorias principais: instâncias responsáveis pela avaliação da extensão; procedimentos de acompanhamento e avaliação da extensão; participantes dos processos de avaliação da extensão e integração da avaliação da extensão à avaliação institucional da universidade. Embora a maioria das universidades federais tenha instâncias responsáveis pela avaliação da extensão e utilize relatórios elaborados pelos coordenadores das ações como principal procedimento de avaliação da extensão, a definição de critérios institucionais de avaliação ainda é bastante incipiente, o que limita a apreensão da avaliação do conjunto das ações de extensão e sua integração à avaliação institucional na maioria das universidades. Conclui-se, portanto, que, nas universidades, a construção de uma política institucional de avaliação da extensão ainda se encontra em processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Políticas Públicas em Educação. É Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Possui graduação em Pedagogia pela UFMG, com ênfase em Gestão e Coordenação Escolar e em Educação Infantil. Profissionalmente, atua como Técnica em Assuntos Educacionais, na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Maria Rosemary Soares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas
Gerais, Brasil. Mestre em Ciência Política e Doutora em Educação com Pós-Doutorado na
Universidad Nacional de San Martim – Argentina, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e
na Universidade Federal do Pará. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação:
Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5680114267233967.

Downloads

Publicado

03-08-2024

Como Citar

OLIVEIRA, N. F. C.; SANTOS, M. R. S. dos. A avaliação institucional da extensão nas universidades federais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6371107, 2024. DOI: 10.14244/198271996371. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6371. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-03-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-10-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03