Apresentação do Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar

Autores

  • Gabriela Abuhab Valente Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS). https://orcid.org/0000-0003-0737-2432
  • Alice Happ Botler Professora Titular do Departamento de Política e Gestão da Educação do Centro de Educação, e professora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas Estudo das Organizações https://orcid.org/0000-0001-5654-3248

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996284

Palavras-chave:

Religião, Discriminação, Racismo no espaço escolar.

Resumo

Dossiê: Religião, discriminação e racismo no espaço escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Abuhab Valente, Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS).

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo e pala Universidade de Lyon. Fez estágio pós-doutoral na Université Lumière Lyon 2, coordenando as pesquisas Religiões, discriminação e racismo no espaço escolar (dirigida por Françoise Lantheaume) e Escolha, orientação, motivação, percurso, acompanhamento, sucesso escolar dos estudantes – os alunos “oui-si” (dirigida por Alain Fernex). Pesquisa temas que envolvem a escola pública, a prática docente e a diversidade sociocultural.

Alice Happ Botler, Professora Titular do Departamento de Política e Gestão da Educação do Centro de Educação, e professora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas Estudo das Organizações

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez estágio pós-doutoral na Ontario Institute for Studies in Education da University of Toronto e estágio sênior na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão escolar e educacional, políticas educacionais e suas repercussões na escola; violências e justiça na educação. http://lattes.cnpq.br/9284144427264959

Referências

BARBOSA, Maria Rita de Jesus. A influência das teorias raciais na sociedade brasileira (1870-1930) e a materialização da Lei n. 10.639/03. Revista Eletrônica de Educação. V. 10, n. 2, p. 260-272, 2016.

BEVORT, A., PRIGENT, A. Les recherches comparatives internationales en éducation. Revue internationale d’éducation de Sèvres, 01.1994. 7-17. Disponivel em: http://journals.openedition.org/ries/4290. Acesso em: 10 jul. 2022.

DECHARNEUX, B. WOLFS, J-L. Neutre et engagé. Gestion de la diversité culturelle et des convictions au sein de l’enseignement public belge franciphone. Bruxellas: EME Société. 2010.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GÓES, Weber Lopes. Racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro: a proposta de povo em Renato Kehl. 2015. São Paulo, Marília. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Educação e trabalho; Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresm inimos/suppme/notastec_educacao_trabalho.shtm. Acesso em: 21 fev. 2017.

LANTHEAUME, F. URBANSKI, S. Laïcité, religions, racisme en milieu scolaire. Enquête sur les pratiques professionnelles en collèges et lycées (2015-2020). PUL. 2023.

MOURA, Clóvis. Brasil: raízes do protesto negro. São Paulo: Global, 1983.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. Coleção Palavras Negras.

SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS. Balanço de ações. Junho-dezembro, 2016. Brasil, Ministério da Justiça e da cidadania. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/XX/Desktop/Balan%C3%A7o%20SEDH%20-%20julho%20a%20dezembro%202016.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

URBANSKI, S. VALENTE, G. BOISSON, D. Ecole, religions, laïcité: perspectives comparatistes et interdisciplinaires, numéro 21. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs. 2022.

WAISELFISZ, J. Mapa da violência 2015. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Brasília: Editora Flacso. 2015. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

VALENTE, G. A. .; BOTLER, A. H. . Apresentação do Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e6284015, 2022. DOI: 10.14244/198271996284. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6284. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22