Presentación del Dossier Religión, discriminación y racismo en el ámbito escolar

Autores/as

  • Gabriela Abuhab Valente Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS). https://orcid.org/0000-0003-0737-2432
  • Alice Happ Botler Professora Titular do Departamento de Política e Gestão da Educação do Centro de Educação, e professora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas Estudo das Organizações https://orcid.org/0000-0001-5654-3248

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996284

Palabras clave:

Religión, Discriminación, Racismo en el espacio escolar.

Resumen

Dossier: Religión, discriminación y racismo en el espacio escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriela Abuhab Valente, Professora temporária no Departement de Sciences de l’éducation et de la formation de l’Université Toulouse Jean Jaurès. Pesquisadora associada ao laboratório Education, cultures, politiques (ECP) e à Unité Mixte de Recherche Education, Formation, Travail, Savoirs (EFTS).

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo e pala Universidade de Lyon. Fez estágio pós-doutoral na Université Lumière Lyon 2, coordenando as pesquisas Religiões, discriminação e racismo no espaço escolar (dirigida por Françoise Lantheaume) e Escolha, orientação, motivação, percurso, acompanhamento, sucesso escolar dos estudantes – os alunos “oui-si” (dirigida por Alain Fernex). Pesquisa temas que envolvem a escola pública, a prática docente e a diversidade sociocultural.

Alice Happ Botler, Professora Titular do Departamento de Política e Gestão da Educação do Centro de Educação, e professora e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas Estudo das Organizações

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez estágio pós-doutoral na Ontario Institute for Studies in Education da University of Toronto e estágio sênior na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão escolar e educacional, políticas educacionais e suas repercussões na escola; violências e justiça na educação. http://lattes.cnpq.br/9284144427264959

Citas

BARBOSA, Maria Rita de Jesus. A influência das teorias raciais na sociedade brasileira (1870-1930) e a materialização da Lei n. 10.639/03. Revista Eletrônica de Educação. V. 10, n. 2, p. 260-272, 2016.

BEVORT, A., PRIGENT, A. Les recherches comparatives internationales en éducation. Revue internationale d’éducation de Sèvres, 01.1994. 7-17. Disponivel em: http://journals.openedition.org/ries/4290. Acesso em: 10 jul. 2022.

DECHARNEUX, B. WOLFS, J-L. Neutre et engagé. Gestion de la diversité culturelle et des convictions au sein de l’enseignement public belge franciphone. Bruxellas: EME Société. 2010.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GÓES, Weber Lopes. Racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro: a proposta de povo em Renato Kehl. 2015. São Paulo, Marília. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Educação e trabalho; Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresm inimos/suppme/notastec_educacao_trabalho.shtm. Acesso em: 21 fev. 2017.

LANTHEAUME, F. URBANSKI, S. Laïcité, religions, racisme en milieu scolaire. Enquête sur les pratiques professionnelles en collèges et lycées (2015-2020). PUL. 2023.

MOURA, Clóvis. Brasil: raízes do protesto negro. São Paulo: Global, 1983.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. Coleção Palavras Negras.

SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS. Balanço de ações. Junho-dezembro, 2016. Brasil, Ministério da Justiça e da cidadania. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/XX/Desktop/Balan%C3%A7o%20SEDH%20-%20julho%20a%20dezembro%202016.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

URBANSKI, S. VALENTE, G. BOISSON, D. Ecole, religions, laïcité: perspectives comparatistes et interdisciplinaires, numéro 21. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs. 2022.

WAISELFISZ, J. Mapa da violência 2015. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Brasília: Editora Flacso. 2015. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

VALENTE, G. A. .; BOTLER, A. H. . Presentación del Dossier Religión, discriminación y racismo en el ámbito escolar. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 16, p. e6284015, 2022. DOI: 10.14244/198271996284. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6284. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22