Presentación del Dossier Religión, discriminación y racismo en el ámbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996284Palabras clave:
Religión, Discriminación, Racismo en el espacio escolar.Resumen
Dossier: Religión, discriminación y racismo en el espacio escolar.
Métricas
Citas
BARBOSA, Maria Rita de Jesus. A influência das teorias raciais na sociedade brasileira (1870-1930) e a materialização da Lei n. 10.639/03. Revista Eletrônica de Educação. V. 10, n. 2, p. 260-272, 2016.
BEVORT, A., PRIGENT, A. Les recherches comparatives internationales en éducation. Revue internationale d’éducation de Sèvres, 01.1994. 7-17. Disponivel em: http://journals.openedition.org/ries/4290. Acesso em: 10 jul. 2022.
DECHARNEUX, B. WOLFS, J-L. Neutre et engagé. Gestion de la diversité culturelle et des convictions au sein de l’enseignement public belge franciphone. Bruxellas: EME Société. 2010.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
GÓES, Weber Lopes. Racismo, eugenia no pensamento conservador brasileiro: a proposta de povo em Renato Kehl. 2015. São Paulo, Marília. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Educação e trabalho; Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresm inimos/suppme/notastec_educacao_trabalho.shtm. Acesso em: 21 fev. 2017.
LANTHEAUME, F. URBANSKI, S. Laïcité, religions, racisme en milieu scolaire. Enquête sur les pratiques professionnelles en collèges et lycées (2015-2020). PUL. 2023.
MOURA, Clóvis. Brasil: raízes do protesto negro. São Paulo: Global, 1983.
MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. Coleção Palavras Negras.
SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS. Balanço de ações. Junho-dezembro, 2016. Brasil, Ministério da Justiça e da cidadania. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/XX/Desktop/Balan%C3%A7o%20SEDH%20-%20julho%20a%20dezembro%202016.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
URBANSKI, S. VALENTE, G. BOISSON, D. Ecole, religions, laïcité: perspectives comparatistes et interdisciplinaires, numéro 21. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs. 2022.
WAISELFISZ, J. Mapa da violência 2015. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Brasília: Editora Flacso. 2015. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22