Práticas pedagógicas inovadoras ou práticas pedagógicas de sobrevivência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995923

Palavras-chave:

c

Resumo


Diversas pesquisas relatam que são poucas as investigações sobre o formador de professores para a Educação Básica. Assim, pouco se sabe sobre suas práticas profissionais e os saberes que as alicerçam. Parece, portanto, contraditório que com tantos desafios educacionais a serem superados no país, pouco se saiba sobre o trabalho dos professores de Pedagogia. Desse modo, no contexto das pesquisas sobre formação e trabalho docente, este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo investigar as representações sociais de professores de Pedagogia sobre práticas pedagógicas inovadoras. Para atingi-lo, implementou-se uma metodologia qualitativa, contando com a participação de 23 professores de Pedagogia, de uma Universidade privada na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados conforme a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos indicam que as representações sociais de práticas pedagógicas inovadoras, para o grupo pesquisado, se objetivam em “mudança”, “diferenciação” e “melhoria”. Essas representações se ancoram na ideia de que é preciso inovar para sobreviver, em outras palavras, manterem os empregos. Conclui-se que este estudo permite vislumbrar a magnitude do impacto das representações aqui identificadas, na formação de professores brasileiros e, por consequência, na formação do povo desse país.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvio Duarte Domingos, UNESA

Doutor e Mestre em Educação, ambos pela UNESA, graduado em Letras. Professor na Fundação Getúlio Vargas e Professor titular da Área das Licenciaturas na Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas sobre educação, inovação, criatividade e representações sociais.

Denise Teberga Mendanã, UNESA

É doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá, possui mestrado em Educação pela Universidade de Taubaté, possui licenciatura em Mídias na Educação e é graduada em História e em Pedagogia. É professora da Educação Básica.

Edna Oliveira Chamon, UNESA

Posssui doutorado em Psychologie, pela Université de Toulouse II - Le Mirail e mestrado em Sciences de L'Education, pela Université de Toulouse II - Le Mirail. É professora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano na UNITAU e no Programa de Pós-graduação em Educação na UNESA. Pesquisadora financiada pela fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

DUARTE DOMINGOS, S. .; TEBERGA MENDANÃ, D. .; OLIVEIRA CHAMON, E. . Práticas pedagógicas inovadoras ou práticas pedagógicas de sobrevivência?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e5923103, 2024. DOI: 10.14244/198271995923. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5923. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-06-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01