Práticas pedagógicas inovadoras ou práticas pedagógicas de sobrevivência?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995923

Palabras clave:

c

Resumen


Diversas pesquisas relatam que são poucas as investigações sobre o formador de professores para a Educação Básica. Assim, pouco se sabe sobre suas práticas profissionais e os saberes que as alicerçam. Parece, portanto, contraditório que com tantos desafios educacionais a serem superados no país, pouco se saiba sobre o trabalho dos professores de Pedagogia. Desse modo, no contexto das pesquisas sobre formação e trabalho docente, este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo investigar as representações sociais de professores de Pedagogia sobre práticas pedagógicas inovadoras. Para atingi-lo, implementou-se uma metodologia qualitativa, contando com a participação de 23 professores de Pedagogia, de uma Universidade privada na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados conforme a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos indicam que as representações sociais de práticas pedagógicas inovadoras, para o grupo pesquisado, se objetivam em “mudança”, “diferenciação” e “melhoria”. Essas representações se ancoram na ideia de que é preciso inovar para sobreviver, em outras palavras, manterem os empregos. Conclui-se que este estudo permite vislumbrar a magnitude do impacto das representações aqui identificadas, na formação de professores brasileiros e, por consequência, na formação do povo desse país.

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Biografía del autor/a

Silvio Duarte Domingos, UNESA

Doutor e Mestre em Educação, ambos pela UNESA, graduado em Letras. Professor na Fundação Getúlio Vargas e Professor titular da Área das Licenciaturas na Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas sobre educação, inovação, criatividade e representações sociais.

Denise Teberga Mendanã, UNESA

É doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá, possui mestrado em Educação pela Universidade de Taubaté, possui licenciatura em Mídias na Educação e é graduada em História e em Pedagogia. É professora da Educação Básica.

Edna Oliveira Chamon, UNESA

Posssui doutorado em Psychologie, pela Université de Toulouse II - Le Mirail e mestrado em Sciences de L'Education, pela Université de Toulouse II - Le Mirail. É professora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano na UNITAU e no Programa de Pós-graduação em Educação na UNESA. Pesquisadora financiada pela fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

DUARTE DOMINGOS, S. .; TEBERGA MENDANÃ, D. .; OLIVEIRA CHAMON, E. . Práticas pedagógicas inovadoras ou práticas pedagógicas de sobrevivência?. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, p. e5923103, 2024. DOI: 10.14244/198271995923. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5923. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
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##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01

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