Diálogo e igualdade social na escola: realidade ou utopia?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5464Palavras-chave:
cResumo
Este artigo deriva de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Educação realizada em 2020. O objetivo é apresentar percepções de professores do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental a respeito da desigualdade social na escola e a relevância do diálogo com vistas a superação dos efeitos desse fenômeno. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e a análise de dados ancora-se na abordagem do materialismo histórico e dialético, tendo por referência Paulo Freire e Dermeval Saviani. São foco três escolas da rede pública municipal de ensino de Lages/SC que atendem estudantes dos dois anos finais do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa são professores vinculadas às unidades escolares pesquisadas que, mediados por entrevista semiestruturada, manifestam suas percepções sobre a desigualdade social na escola e o diálogo sobre o enfrentamento e superação do problema. A análise da pesquisa evidenciou que há uma compreensão comum de que a educação tem por finalidade, o desenvolvimento da pessoa, a preparação para a cidadania e para o trabalho. Mas, a desigualdade social na escola é pouco problematizada. Há uma compreensão superficial de seus efeitos desacompanhada de uma visão de perspectiva de mudança, sugerindo que escola isolada não resolve problemas estruturais da sociedade. Estes pressupõem, junto com a educação, o desenvolvimento de políticas públicas transversalizadas a saber, segurança alimentar, assistencial social, saúde, trabalho, lazer e cultura, de responsabilidade do Estado e da Sociedade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caren Vanessa Ganz Vogel Coelho Telles, Geraldo Augusto Locks
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13