Diálogo e igualdade social na escola: realidade ou utopia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5464

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Educação realizada em 2020. O objetivo é apresentar percepções de professores do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental a respeito da desigualdade social na escola e a relevância do diálogo com vistas a superação dos efeitos desse fenômeno. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e a análise de dados ancora-se na abordagem do materialismo histórico e dialético, tendo por referência Paulo Freire e Dermeval Saviani. São foco três escolas da rede pública municipal de ensino de Lages/SC que atendem estudantes dos dois anos finais do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa são professores vinculadas às unidades escolares pesquisadas que, mediados por entrevista semiestruturada, manifestam suas percepções sobre a desigualdade social na escola e o diálogo sobre o enfrentamento e superação do problema. A análise da pesquisa evidenciou que há uma compreensão comum de que a educação tem por finalidade, o desenvolvimento da pessoa, a preparação para a cidadania e para o trabalho. Mas, a desigualdade social na escola é pouco problematizada. Há uma compreensão superficial de seus efeitos desacompanhada de uma visão de perspectiva de mudança, sugerindo que escola isolada não resolve problemas estruturais da sociedade. Estes pressupõem, junto com a educação, o desenvolvimento de políticas públicas transversalizadas a saber, segurança alimentar, assistencial social, saúde, trabalho, lazer e cultura, de responsabilidade do Estado e da Sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caren Vanessa Ganz Vogel Coelho Telles, Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC

Mestre em Educação pela UNIPAC, professora efetiva e regente na Educação Infantil da rede MunicipaL de lages, SC.

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Graduado em Ciências Sociais (1977). Graduado em Teologia (1994). Especialista em Educação e Movimentos Sociais (1991); Especialista em Educação Popular (1990). Mestre em Antropologia Social (1998). Doutor em Antropologia Social (2008), Pós-Doutor em Educação (2012). Pós-Doutoramento em Estudos Interdisciplinares do Século XX (2018). Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e Práticas (GEDETER), com Projeto de Pesquisa: Educação, Economia Solidária e Emancipação Social - A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Experiência no campo da Antropologia com ênfase na Antropologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão formação e institucionalização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP UNIPLAC)

Downloads

Publicado

13.10.2024

Como Citar

VANESSA GANZ VOGEL COELHO TELLES, Caren; AUGUSTO LOCKS, Geraldo. Diálogo e igualdade social na escola: realidade ou utopia?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5464112, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5464. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5464. Acesso em: 28 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13