O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995123

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo discute o apoio pedagógico a partir das ideias de assistência estudantil, transição do ensino secundário para o terciário, autorregulação da aprendizagem e afiliação. O apoio pedagógico como um conceito é novo no ensino superior brasileiro, sobretudo atrelado a assistência estudantil, carecendo ainda de referenciais teóricos específicos. Nesse sentido, este trabalho busca oferecer uma compreensão, não no sentido de reduzi-lo, mas sim de anuncia-lo como uma possibilidade institucional voltada a permanência estudantil. O artigo está organizado em cinco partes, na introdução é discutida a ideia de assistência estudantil, na sequência são apresentados os principais referenciais bibliográficos sobre o processo de transição dos estudantes entre a educação secundária e terciária, seguido do conceito de autorregulação da aprendizagem e depois sobre a afiliação dos estudantes ao ensino superior. Essas quatro ideias (assistência estudantil, transição, autorregulação da aprendizagem e afiliação) nos ajudam a pensar e formular uma primeira definição sobre apoio pedagógico no ensino superior. Assim, o apoio pedagógico é um conjunto de ações e estratégias institucionais que, baseados no conhecimento prévio do púbico a ser atendido, visam apoiar os estudantes no desenvolvimento de variadas habilidades e competências acadêmicas, profissionais e sociais, favorecendo a aprendizagem e a afiliação deles e, contribuindo na diminuição de eventuais defasagens de aprendizagem do estudante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

EDUARDO SAMPAIO BURGOS DIAS, C. . O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e512370, 2024. DOI: 10.14244/198271995123. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5123. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26