O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995123Keywords:
cAbstract
Este artigo discute o apoio pedagógico a partir das ideias de assistência estudantil, transição do ensino secundário para o terciário, autorregulação da aprendizagem e afiliação. O apoio pedagógico como um conceito é novo no ensino superior brasileiro, sobretudo atrelado a assistência estudantil, carecendo ainda de referenciais teóricos específicos. Nesse sentido, este trabalho busca oferecer uma compreensão, não no sentido de reduzi-lo, mas sim de anuncia-lo como uma possibilidade institucional voltada a permanência estudantil. O artigo está organizado em cinco partes, na introdução é discutida a ideia de assistência estudantil, na sequência são apresentados os principais referenciais bibliográficos sobre o processo de transição dos estudantes entre a educação secundária e terciária, seguido do conceito de autorregulação da aprendizagem e depois sobre a afiliação dos estudantes ao ensino superior. Essas quatro ideias (assistência estudantil, transição, autorregulação da aprendizagem e afiliação) nos ajudam a pensar e formular uma primeira definição sobre apoio pedagógico no ensino superior. Assim, o apoio pedagógico é um conjunto de ações e estratégias institucionais que, baseados no conhecimento prévio do púbico a ser atendido, visam apoiar os estudantes no desenvolvimento de variadas habilidades e competências acadêmicas, profissionais e sociais, favorecendo a aprendizagem e a afiliação deles e, contribuindo na diminuição de eventuais defasagens de aprendizagem do estudante.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26