O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995123

Palabras clave:

c

Resumen

Este artigo discute o apoio pedagógico a partir das ideias de assistência estudantil, transição do ensino secundário para o terciário, autorregulação da aprendizagem e afiliação. O apoio pedagógico como um conceito é novo no ensino superior brasileiro, sobretudo atrelado a assistência estudantil, carecendo ainda de referenciais teóricos específicos. Nesse sentido, este trabalho busca oferecer uma compreensão, não no sentido de reduzi-lo, mas sim de anuncia-lo como uma possibilidade institucional voltada a permanência estudantil. O artigo está organizado em cinco partes, na introdução é discutida a ideia de assistência estudantil, na sequência são apresentados os principais referenciais bibliográficos sobre o processo de transição dos estudantes entre a educação secundária e terciária, seguido do conceito de autorregulação da aprendizagem e depois sobre a afiliação dos estudantes ao ensino superior. Essas quatro ideias (assistência estudantil, transição, autorregulação da aprendizagem e afiliação) nos ajudam a pensar e formular uma primeira definição sobre apoio pedagógico no ensino superior. Assim, o apoio pedagógico é um conjunto de ações e estratégias institucionais que, baseados no conhecimento prévio do púbico a ser atendido, visam apoiar os estudantes no desenvolvimento de variadas habilidades e competências acadêmicas, profissionais e sociais, favorecendo a aprendizagem e a afiliação deles e, contribuindo na diminuição de eventuais defasagens de aprendizagem do estudante.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

EDUARDO SAMPAIO BURGOS DIAS, C. . O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e512370, 2024. DOI: 10.14244/198271995123. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5123. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26