“Tateios experimentais” e ato responsável: um possível diálogo entre Freinet e Bakhtin no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994980

Palavras-chave:

Prática docente, Ensino, Pedagogia Progressista, Linguagem.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o diálogo entretecido com a pedagogia freinetiana e os estudos bakhtinianos a partir dos “tateios experimentais” de uma professora que age na relação com seus/suas estudantes. Traremos um recorte da pesquisa de mestrado profissional da professora, evidenciando a materialidade produzida por ela e por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo, a partir da metodologia narrativa de pesquisa em educação. Cartas pessoais, registros de assembleias, textos livres e narrativas compõem a materialidade que será interpretada neste artigo. Esses materiais foram produzidos a partir de técnicas da Pedagogia Freinet adaptadas pela professora e pelos/as estudantes para serem incorporadas em um contexto escolar em que o uso do material apostilado é obrigatório. Em diálogo com a filosofia bakhtiniana e com as leituras de Freinet, pudemos avaliar que o material apostilado direciona a professora e os/as estudantes para o domínio de uma determinada cultura obtusa, deixando de lado o mundo da vida vivida singularmente pelos sujeitos. Quando a professora e os/as estudantes começam a “tatear experimentalmente” as técnicas freinetianas, o mundo da vida trazido pelos/as estudantes e pela professora adentra a sala de aula e contribui para que a prática docente e a produção de conhecimentos passem a ser orientada pela vida e pelas relações entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Patrícia Yumi Fujisawa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestra em Educação Escolar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) - Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC).

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre-docente na área de Educação Escolar - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) - Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC).

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

FUJISAWA, P. Y. . .; PRADO, G. do V. T. “Tateios experimentais” e ato responsável: um possível diálogo entre Freinet e Bakhtin no cotidiano escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4980028, 2023. DOI: 10.14244/198271994980. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4980. Acesso em: 21 nov. 2024.

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