Conjunturas históricas, projeções futuras: o ensino remoto emergencial de história e o uso do WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994867Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Resumo
O artigo busca relatar as condições de organização do ensino no Brasil durante os primeiros meses de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 bem como refletir sobre as possibilidades e os limites do ensino de história neste contexto. A partir da experiência e da reflexão crítica sobre o desenvolvimento de um projeto de ensino de história por professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) junto aos seus estudantes do ensino médio, pretendemos discutir o uso de uma das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) – o WhatsApp – no ensino de história. A proposta realizada consistiu em fazer leituras e discussões de textos e de vídeos com conteúdo científico de maneira totalmente assíncrona e virtual por meio deste aplicativo de mensagens instantâneas instalado em dispositivos de telefonia móvel. O projeto pretendeu suscitar reflexões e debates sobre a história do século XX e sobre como as ciências humanas podem contribuir para a compreensão de conjunturas-chave, como a atual pandemia, no século XXI. Acreditamos que essa experiência e as discussões por ela suscitadas podem contribuir não apenas para a proposição de ações pedagógicas qualificadas, mas também para uma reflexão crítica acerca do uso de TDICs em tempos de “normalidade” educativa e sanitária.
Métricas
Referências
AHAD, Annie Dayani; ARIFF LIM, Syamimi. Convenience or Nuisance?: The ‘WhatsApp’ Dilemma. Procedia-Social and Behavioral Sciences. Vol. 155, p. 189-196, 2014.
ANPUH. Manifesto da Associação Nacional de História sobre a adoção de atividades de ensino remoto durante a pandemia. Junho, 2020. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/5878-manifesto-da-associacao-nacional-de-historia-sobre-a-adocao-de-atividades-de-ensino-remoto-durante-a-pandemia. Acesso em: 28 jul. 2020.
ARAÚJO, Patrício Câmara; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de filosofia. Revista Temática, Salvador, Ano XI, n. 02, fev. 2015.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers and Students. Journal of Information Technology Education: Research. Vol. 13, p. 217-231, 2014.
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, nº 3, p. 37-58, set./dez. 2010.
CATINI, Carolina. Educação e empreendedorismo da barbárie. In.: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
CERRI, Luís Fernando. O que todo estudante de História gostaria que seu professor soubesse, mas tinha medo de dizer. In.: CERRI, Luís Fernando (org.). Os jovens e a História: Brasil e América do Sul [online]. Ponta Grossa: UEPG, 2018.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Traduzido para o português pela Fundação Lemann e Instituto Península, 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.
DELACROIX, Christian; DOSSE, François; GARCIA, Patrick. As correntes históricas na França: séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de história. História Hoje, v. 2, n. 4, p. 19-34, 2013.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Notas iniciais sobre a história do tempo presente e a historiografia no Brasil. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 80 ‐ 108, jan./mar. 2018.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HONORATO, Wagner de Almeida Moreira; REIS, Regina Sallete Fernandes. WhatsApp: uma nova ferramenta para o ensino. Anais do IV SIDTecS - Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, 2014.
INFORME do GT de Ensino de História e Educação às Direções da ANPUH – Nosso posicionamento sobre o ensino remoto. Junho, 2020. Disponível em https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/5935-informe-do-gt-de-ensino-de-historia-e-educacao-as-direcoes-da-anpuh-nosso-posicionamento-sobre-o-ensino-remoto. Acesso em 28 jul. 2020.
LOPES, Cristiano Gomes. O ensino de história na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) - Universidade Federal de Tocantins, Araguaína, 2016.
PEREIRA, Jennifer Nascimento; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 65-90, jan./jun. 2019.
RODRIGUES, Tereza. A utilização do aplicativo WhatsApp por professores em suas práticas pedagógicas. Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Recife, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SILVA, Marcos. Além das coisas e do imediato: cultura material, história imediata e ensino de história. Tempo, v. 11, n. 21, 2007. pp. 82-96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-29
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31