Infâncias no recreio do ensino fundamental: das (im)possibilidades de exploração dos espaços e do tempo
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994838Palavras-chave:
Pátio para recreio, Ensino fundamental, Criança em idade escolarResumo
Deriva de pesquisa ampla, com financiamento do CNPq, aborda a temática das infâncias no recreio escolar do ensino fundamental. Problematiza o espaço e o tempo oportunizado e explorado por crianças dos três primeiros anos de ensino. Considera o recreio como contexto educativo e reconhece o ‘silenciamento’ do tema na produção científica atual. Mapeia e analisa que espaços as crianças exploram e de que maneira utilizam o tempo no recreio escolar. De natureza qualitativa realizou-se a observação participante de quatorze crianças em recreio escolar de escola pública de anos iniciais, com registros em diários de campo e utilizou-se da perspectiva da Análise de Conteúdo para organização dos dados. Os achados evidenciaram que a exploração do tempo e dos espaços para o momento do recreio mostraram-se desafios ao cotidiano, considerando o autorizado pelos adultos presentes, as regras, os materiais possibilitados e o restrito tempo. O pátio (central e inferior), com a quadra se constituiu no espaço de privilegiada exploração, especialmente para brincar. No entanto, o parquinho e o jardim se colocaram como espaços de grande interesse, mas com acentuada restrição ou impossibilidade de uso. O refeitório se apresentou como espaço para alimentação, mas também para espera, silêncio, conversas e brincadeiras. Destaca-se a necessidade de valorização do recreio para participação e exercício da cidadania nas infâncias, para aprendizagens e para autoria, para viver às infâncias e ter o direito de brincar efetivado em plenitude, realizando-se o intercâmbio destes com o que se ensina e se aprende em sala de aula.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Sommerhalder , Heliny de Carvalho Massimo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-05