Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994581

Palavras-chave:

Atendimento Escolar Hospitalar, Estudantes Hospitalizados, Oncologia, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma análise da produção científica brasileira acerca do atendimento escolar hospitalar de estudantes em tratamento oncológico. A investigação utilizou-se da pesquisa bibliográfica e partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses nas bases de dados SciELO, Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível encontrar 123 produções, sendo selecionadas sete produções de acordo com o objetivo proposto. Para a discussão dos dados, foram realizadas as análises, tanto técnica, quanto a análise dos conteúdos das produções selecionadas de maneira que, a análise técnica classificou as pesquisas quanto ao ano de publicação, os tipos (teses, artigos, dissertações) e as regiões em que foram publicadas. Já na análise do conteúdo, a partir dos temas encontrados, foram identificadas as seguintes três classes temáticas: concepção dos estudantes hospitalizados em relação ao atendimento escolar hospitalar; contribuições de atendimento escolar hospitalar; e currículo e o ensino de conteúdos disciplinares: construindo saberes. Como resultado a pesquisa apontou para a importância do currículo flexibilizado e individualizado, pensando também em estratégias de ensino que valorizem a cultura escolar, sem deixar de lado aspectos relevantes como a família, saúde e escola, no que se refere ao atendimento escolar para estudantes em tratamento oncológico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miriã Martins de Brito, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar

Referências

BERNARDO, Flávia. O Palhaço no Hospital: uma revisão bibliográfica. 2017. 58f. Monografia. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Brasília, 2018. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin /fed/lei/2018/lei-13716-24-setembro-2018-787190-publicacaooriginal-156470-pl.html. Acesso em: 21 jan. 2019.

BRASIL, Ministério de Educação. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 10 fev.2019.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. vol. I. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus_doc_base.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

CARVALHO, Vanessa Alvim Ferraz; PETRILLI, Antônio Sergio; COVIC, Amália Neide. Educação infantil na escola hospitalar: a construção dos saberes escolares. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1.209-1.233, out./dez., 2015.

CECCIM, Ricardo Burg. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio, ano 3, n.10, p. 41- 44, 1999.

COVIC, Amália Neide; OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. O aluno gravemente enfermo. São Paulo: Cortez, 2011, 199p.

COHEN, Ruth Helena Pinto; MELO, Amanda Gonçalves da Silva. Entre o hospital e a escola: o câncer em crianças. Estilos da Clínica, v. 15, n. 2, p. 306-325, 2010.

FONTES, Rejane Silva. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 119-138, 2005.

FREIRE, Paulo. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, outubro, p. 123-132, 1969.

GONÇALVES, Adriana Garcia. MANZINI, Eduardo José. Classe hospitalar: poesia, texto e contexto de crianças e adolescentes hospitalizados. Marília: ABPEE, 2011. 170p.

HOLANDA, Eliane Rolim de. COLLET, Neusa. As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 2, p.381-389, 2011.

INCA. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. (2020). Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil. Acesso em: 15 fev. 2020.

KANEMOTO, Eduardo; PETRILLI, Antonio Sergio; COVIC, Amália Neide. Implicações do câncer da criança no processo de alfabetização. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 111p.

LINHEIRA, Caroline Zabendzala; CASSIANI, Suzani; MOHR, Adriana. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 535-554, 2013.

LUCON, Cristina Bressaglia. Representações sociais de adolescentes em tratamento de câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar. 2010. 277f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MELO JÚNIOR, Ebenezer da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira. Humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do “ser mais”. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, MG, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2011.

MORAES, Marly Kamiyama. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar a crianças que realizam tratamento oncológico. Ano defesa 2010. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Linda Marques de; FILHO, Vanessa Cristiane de Souza; GONÇALVES, Adriana Garcia. Classe Hospitalar e a Prática da pedagogia. Revista científica eletrônica de pedagogia, Graça – SP, v. 6, n. 11, p. 1-5, 2008.

RABELO, Francy Sousa. A formação do pedagogo em contexto hospitalar: reflexões e práticas na garantia do direito a educação da criança e do adolescente hospitalizado. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, n. 1, p.1-12, 2011.

RIBEIRO, Osdi Barbosa dos Santos. Práticas Pedagógicas em ambiente hospitalar: a contação de histórias na perspectiva das crianças de um Centro de Oncologia. 2018. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.

ROCHA, Simone Maria. Narrativas infantis: o que nos contam as crianças de suas experiências no hospital e na classe hospitalar. Ano da defesa 2012. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

ROLIM, Carmen Lucia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p.509-523, 2009.

SCREMIN, Amanda Flores; SCHUMACHER, Jane. Ser Aluno e Paciente: Um novo Olhar Sobre o Acesso Pedagógico Hospitalar RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v.5, n.4, p. 1-14, 2019.

Publicado

15-07-2022

Como Citar

MARTINS DE BRITO, M. .; GARCIA GONÇALVES, A. . Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4581010, 2022. DOI: 10.14244/198271994581. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4581. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-15
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15