Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994581

Palabras clave:

Atendimento Escolar Hospitalar, Estudantes Hospitalizados, Oncologia, Ensino-aprendizagem.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma análise da produção científica brasileira acerca do atendimento escolar hospitalar de estudantes em tratamento oncológico. A investigação utilizou-se da pesquisa bibliográfica e partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses nas bases de dados SciELO, Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível encontrar 123 produções, sendo selecionadas sete produções de acordo com o objetivo proposto. Para a discussão dos dados, foram realizadas as análises, tanto técnica, quanto a análise dos conteúdos das produções selecionadas de maneira que, a análise técnica classificou as pesquisas quanto ao ano de publicação, os tipos (teses, artigos, dissertações) e as regiões em que foram publicadas. Já na análise do conteúdo, a partir dos temas encontrados, foram identificadas as seguintes três classes temáticas: concepção dos estudantes hospitalizados em relação ao atendimento escolar hospitalar; contribuições de atendimento escolar hospitalar; e currículo e o ensino de conteúdos disciplinares: construindo saberes. Como resultado a pesquisa apontou para a importância do currículo flexibilizado e individualizado, pensando também em estratégias de ensino que valorizem a cultura escolar, sem deixar de lado aspectos relevantes como a família, saúde e escola, no que se refere ao atendimento escolar para estudantes em tratamento oncológico.

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Biografía del autor/a

Miriã Martins de Brito, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar

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Publicado

2022-07-15

Cómo citar

MARTINS DE BRITO, M. .; GARCIA GONÇALVES, A. . Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 16, p. e4581010, 2022. DOI: 10.14244/198271994581. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4581. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

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