Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994581

Palabras clave:

Atendimento Escolar Hospitalar, Estudantes Hospitalizados, Oncologia, Ensino-aprendizagem.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma análise da produção científica brasileira acerca do atendimento escolar hospitalar de estudantes em tratamento oncológico. A investigação utilizou-se da pesquisa bibliográfica e partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses nas bases de dados SciELO, Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível encontrar 123 produções, sendo selecionadas sete produções de acordo com o objetivo proposto. Para a discussão dos dados, foram realizadas as análises, tanto técnica, quanto a análise dos conteúdos das produções selecionadas de maneira que, a análise técnica classificou as pesquisas quanto ao ano de publicação, os tipos (teses, artigos, dissertações) e as regiões em que foram publicadas. Já na análise do conteúdo, a partir dos temas encontrados, foram identificadas as seguintes três classes temáticas: concepção dos estudantes hospitalizados em relação ao atendimento escolar hospitalar; contribuições de atendimento escolar hospitalar; e currículo e o ensino de conteúdos disciplinares: construindo saberes. Como resultado a pesquisa apontou para a importância do currículo flexibilizado e individualizado, pensando também em estratégias de ensino que valorizem a cultura escolar, sem deixar de lado aspectos relevantes como a família, saúde e escola, no que se refere ao atendimento escolar para estudantes em tratamento oncológico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Miriã Martins de Brito, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar

Citas

BERNARDO, Flávia. O Palhaço no Hospital: uma revisão bibliográfica. 2017. 58f. Monografia. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Brasília, 2018. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin /fed/lei/2018/lei-13716-24-setembro-2018-787190-publicacaooriginal-156470-pl.html. Acesso em: 21 jan. 2019.

BRASIL, Ministério de Educação. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 10 fev.2019.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. vol. I. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizaSus_doc_base.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

CARVALHO, Vanessa Alvim Ferraz; PETRILLI, Antônio Sergio; COVIC, Amália Neide. Educação infantil na escola hospitalar: a construção dos saberes escolares. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1.209-1.233, out./dez., 2015.

CECCIM, Ricardo Burg. Classe hospitalar: encontros da educação e da saúde no ambiente hospitalar. Pátio, ano 3, n.10, p. 41- 44, 1999.

COVIC, Amália Neide; OLIVEIRA, Fabiana Aparecida de Melo. O aluno gravemente enfermo. São Paulo: Cortez, 2011, 199p.

COHEN, Ruth Helena Pinto; MELO, Amanda Gonçalves da Silva. Entre o hospital e a escola: o câncer em crianças. Estilos da Clínica, v. 15, n. 2, p. 306-325, 2010.

FONTES, Rejane Silva. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, n. 29, p. 119-138, 2005.

FREIRE, Paulo. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, outubro, p. 123-132, 1969.

GONÇALVES, Adriana Garcia. MANZINI, Eduardo José. Classe hospitalar: poesia, texto e contexto de crianças e adolescentes hospitalizados. Marília: ABPEE, 2011. 170p.

HOLANDA, Eliane Rolim de. COLLET, Neusa. As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 2, p.381-389, 2011.

INCA. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. (2020). Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil. Acesso em: 15 fev. 2020.

KANEMOTO, Eduardo; PETRILLI, Antonio Sergio; COVIC, Amália Neide. Implicações do câncer da criança no processo de alfabetização. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 111p.

LINHEIRA, Caroline Zabendzala; CASSIANI, Suzani; MOHR, Adriana. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 535-554, 2013.

LUCON, Cristina Bressaglia. Representações sociais de adolescentes em tratamento de câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar. 2010. 277f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MELO JÚNIOR, Ebenezer da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira. Humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do “ser mais”. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, MG, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2011.

MORAES, Marly Kamiyama. As contribuições do atendimento educacional em ambiente hospitalar a crianças que realizam tratamento oncológico. Ano defesa 2010. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Linda Marques de; FILHO, Vanessa Cristiane de Souza; GONÇALVES, Adriana Garcia. Classe Hospitalar e a Prática da pedagogia. Revista científica eletrônica de pedagogia, Graça – SP, v. 6, n. 11, p. 1-5, 2008.

RABELO, Francy Sousa. A formação do pedagogo em contexto hospitalar: reflexões e práticas na garantia do direito a educação da criança e do adolescente hospitalizado. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, n. 1, p.1-12, 2011.

RIBEIRO, Osdi Barbosa dos Santos. Práticas Pedagógicas em ambiente hospitalar: a contação de histórias na perspectiva das crianças de um Centro de Oncologia. 2018. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2018.

ROCHA, Simone Maria. Narrativas infantis: o que nos contam as crianças de suas experiências no hospital e na classe hospitalar. Ano da defesa 2012. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

ROLIM, Carmen Lucia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Crianças com câncer e o atendimento educacional nos ambientes hospitalar e escolar. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p.509-523, 2009.

SCREMIN, Amanda Flores; SCHUMACHER, Jane. Ser Aluno e Paciente: Um novo Olhar Sobre o Acesso Pedagógico Hospitalar RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v.5, n.4, p. 1-14, 2019.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

MARTINS DE BRITO, M. .; GARCIA GONÇALVES, A. . Atendimento Escolar Hospitalar para estudantes em tratamento oncológico: o que dizem as pesquisas?. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 16, p. e4581010, 2022. DOI: 10.14244/198271994581. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4581. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-15
##plugins.generic.dates.published## 2022-07-15