(Des)encontros da extensão universitária com a educação popular na Universidade Federal de São Carlos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993951

Palavras-chave:

Processos educativos, Extensão universitária, Educação popular.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e compreender experiências extensionistas e seus (des)encontros com a Educação Popular numa Universidade pública, sob a ótica de coordenadoras(es) de projetos extensionistas. Constituiu-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, para a qual utilizamos revisão documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Dialogamos com coordenadoras(es) por meio de entrevistas analisadas pela Análise de Conteúdo.  Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a constatação de que experiência na Extensão Universitária pode promover espaços formativos na Universidade.  Ainda, os resultados apontam uma complexidade de definições de Extensão, resultado do processo histórico-social e indicam a Educação Popular como práxis educativa que legitima saberes do povo. Foi possível apreender processos educativos consolidados nas práxis extensionistas, como a busca por outras concepções de mundo, de saber e de viver, bem como a resistência dentro de uma lógica universitária dominante, problematizando para que(m) serve a Universidade.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Salgado Cunha, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018, na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos, onde estudou a relação Educação Popular e Universidade via Extensão Universitária Popular. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa(2013) e Pedagoga (2011) pela  mesma Universidade.

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Obstetricia e Puericultura pela Universidade de Chile (1973), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Metodologia de Ensino, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Grupo de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos e coordena a linha "Educação, Participação, Direitos e Saúde". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Saúde e Educação Popular e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de agentes comunitários de saúde, processos educativos, juventude, direitos humanos, aleitamento materno, relações de gênero, saúde sexual e reprodutiva e saúde da mulher.

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Publicado

09-09-2020

Como Citar

CUNHA, A. L. S.; MONTRONE, A. V. G.; COSTA, G. B. A. (Des)encontros da extensão universitária com a educação popular na Universidade Federal de São Carlos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3951126, 2020. DOI: 10.14244/198271993951. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3951. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

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