"Comunidades de Aprendizaje" y "Enlazando Mundos": las bases de una pedagogía dialógica que genera igualdad

Autores

  • Donatila Ferrada Universidad Católica de la S. Concepción

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199152

Resumo

Este artigo apresenta o projeto “Enlazando Mundos”, desenvolvido por um grupo de Investigação em Intervenção para a Promoção da Igualdade Educativa – “Enlazador de Mundos” – e constituído por diferentes agentes sociais e educativos, preocupados e mobilizados frente ao cenário de deterioração da educação pública, verificado em instituições educativas pertencentes a contextos de vulnerabilidade social e econômica no Chile, nas quais um grande número de estudantes sofre exclusão dos processos educativos. O projeto está fundamentado no modelo educativo e social conhecido como Comunidades de Aprendizagem, fundado por Ramón Flecha na Espanha (1998), de caráter inteiramente dialógico, cujo objetivo é a transformação da escola pública, por meio de interações sociais que favoreçam o incremento do capital cultural dos alunos.

Palavras-chave: Educação pública, exclusão social e educativa, pedagogia dialógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

26-11-2010

Como Citar

FERRADA, D. "Comunidades de Aprendizaje" y "Enlazando Mundos": las bases de una pedagogía dialógica que genera igualdad. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 70–84, 2010. DOI: 10.14244/19827199152. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/152. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-09-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-09-16
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-26