Os anúncios das vozes de professoras em memorial de formação docente on-line
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199704Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199704
O artigo apresenta reflexões sobre relatos autobiográficos de professoras que atuam nos anos do Ensino Fundamental, elaborados sob a forma de memoriais de formação-investigação a partir de sua participação em um curso realizado a distância. O referencial teórico-metodológico adotado na formação-investigação apoia-se em literatura sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional docente e em um modelo construtivo-colaborativo de interação entre professores e pesquisadores. A formação foi realizada por meio da plataforma Moodle do Portal dos Professores/UFSCar, a partir da oferta de um curso com carga horária de 120 horas, no período de setembro/2010 a maio/2011. Como dados de pesquisa estão sendo consideradas as narrativas das professoras participantes do curso a respeito de seu percurso de vida pessoal e profissional. Nesse caso, portanto, as narrativas assumem e desempenham dupla função: são ferramentas de formação e de coleta de dados. As análises dessas narrativas apontam que o processo de escrita das memórias pelas professoras, além de possibilitar aos outros suas análises, tornou visível o protagonismo em suas trajetórias de formação a partir da imersão de cada uma em sua história de vida como um meio de ampliar o próprio conhecimento. Tais reflexões apresentam contribuições para uma maior compreensão das práticas pedagógicas que desempenham em sala de aula.
Palavras-chave: Relatos autobiográficos, Memoriais on-line, Histórias de vida, Formação de professores a distância.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-08-12
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25