Por uma Didática Refletida na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6596Parole chiave:
Didática, Formação de professores, CríticaAbstract
A Didática é um campo de conhecimento que se faz presente na formação docente brasileira desde a primeira metade do século XX com diferentes abordagens associadas durante esse transcurso. A discussão apresentada objetiva apontar a necessidade de uma Didática refletida fundamentada em uma abordagem crítica. Como fundamento teórico utilizou-se os pressupostos epistemológicos do campo de conhecimento em tela tomando como referência e ponto de partida os escritos de seu precursor, Comênio. O estudo foi realizado a partir de dados coletados por meio de questionários com licenciandos de diferentes cursos de uma universidade pública paranaense em dois momentos: no início do curso da disciplina de Didática e após sua finalização. A análise dos dados foi pautada a partir da Análise Textual Discursiva e de Grafos que evidenciaram as representações sociais sobre a Didática e o ensino. Os dados evidenciam que na primeira coleta o olhar sobre o ensino e a Didática evidencia uma posição mais voltada a uma abordagem tradicional e de prescrição do ensino, enquanto, no segundo momento, há uma percepção mais reflexiva e crítica quanto a intencionalidade do ensino e como a Didática não se refere apenas à metodologia ou ao método. Consideramos que a perspectiva crítica da Didática quando desenvolvida ao longo do processo formativo contribui com a (res)significação das opiniões e crenças sobre a docência significando-os com elementos teóricos, vivenciais e de contexto formativo e escolar.
Metriche
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