Práticas pedagógicas inovadoras ou práticas pedagógicas de sobrevivência?
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995923Parole chiave:
cAbstract
Diversas pesquisas relatam que são poucas as investigações sobre o formador de professores para a Educação Básica. Assim, pouco se sabe sobre suas práticas profissionais e os saberes que as alicerçam. Parece, portanto, contraditório que com tantos desafios educacionais a serem superados no país, pouco se saiba sobre o trabalho dos professores de Pedagogia. Desse modo, no contexto das pesquisas sobre formação e trabalho docente, este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo investigar as representações sociais de professores de Pedagogia sobre práticas pedagógicas inovadoras. Para atingi-lo, implementou-se uma metodologia qualitativa, contando com a participação de 23 professores de Pedagogia, de uma Universidade privada na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados conforme a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos indicam que as representações sociais de práticas pedagógicas inovadoras, para o grupo pesquisado, se objetivam em “mudança”, “diferenciação” e “melhoria”. Essas representações se ancoram na ideia de que é preciso inovar para sobreviver, em outras palavras, manterem os empregos. Conclui-se que este estudo permite vislumbrar a magnitude do impacto das representações aqui identificadas, na formação de professores brasileiros e, por consequência, na formação do povo desse país.
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