Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995277

Parole chiave:

c

Abstract

Este artigo aborda experiências bem-sucedidas de avaliação formativa, com o intuito de evidenciar a relevância desse processo como um ato diagnóstico e acolhedor. Visa, também, salientar a importância da escola de educação básica. Embora isso pareça uma obviedade, vivemos um período político de ataques à escola, especialmente à pública. O texto resulta de um projeto de pesquisa que objetivou identificar e analisar práticas de avaliação formativa presentes em escolas da região de Chapecó (SC) e compreender como elas contribuem no desempenho escolar e na vida dos estudantes. Este artigo faz referência a uma única escola, embora a pesquisa, na íntegra, contemple três, indicadas como destaques por gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Chapecó (SC) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).  O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das escolas indicadas que tiveram suas práticas avaliativas apontadas como bem-sucedidas pelos gestores escolares. O material foi examinado pela perspectiva de análise de conteúdo, com amparo teórico em Bardin. O estudo aponta que apesar das acusações pelas quais passa a escola, ela representa um espaço e tempo de suspensão, de transformação e forma de tempo livre, assim como do que Larrosa (2002) denomina de “experiência”.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

Ireno Antônio Berticelli , Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) Especialista em Ensino Superior, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis  (UCP); Graduado em Pedagogia: Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Integrante da Linha de Pesquisa Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas  e do Grupo de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas na Unochapecó.

Taise Dall'Asen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutoranda em Educação pela Universidad Diego Portales (UDP) e Universidad Alberto Hurtado (UAH) em Santiago no Chile; Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Docência em Libras e em Literatura Portuguesa em Faculdade São Braz. Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); Integrante do Projeto de Pesquisa “Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva”;  pesquisadora no Centro de Investigación Iberoamericano em Educación.

Aleandra Defaveri Cristova, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ


Mestranda em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ);

Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional; Graduada em Educação Especial (2014); Graduada em Pedagogia Anos Iniciais e Educação Infantil (2004), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ; Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas; integrante do Projeto de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Atualmente é professora efetiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Chapecó (SC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Atuou também como coordenadora pedagógica na Apae de Chapecó.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-07-29

Come citare

MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI, Tania; ANTÔNIO BERTICELLI , Ireno; DALL’ASEN, Taise; DEFAVERI CRISTOVA, Aleandra. Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e527793, 2024. DOI: 10.14244/198271995277. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5277. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29