Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271995277Mots-clés :
cRésumé
Este artigo aborda experiências bem-sucedidas de avaliação formativa, com o intuito de evidenciar a relevância desse processo como um ato diagnóstico e acolhedor. Visa, também, salientar a importância da escola de educação básica. Embora isso pareça uma obviedade, vivemos um período político de ataques à escola, especialmente à pública. O texto resulta de um projeto de pesquisa que objetivou identificar e analisar práticas de avaliação formativa presentes em escolas da região de Chapecó (SC) e compreender como elas contribuem no desempenho escolar e na vida dos estudantes. Este artigo faz referência a uma única escola, embora a pesquisa, na íntegra, contemple três, indicadas como destaques por gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Chapecó (SC) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das escolas indicadas que tiveram suas práticas avaliativas apontadas como bem-sucedidas pelos gestores escolares. O material foi examinado pela perspectiva de análise de conteúdo, com amparo teórico em Bardin. O estudo aponta que apesar das acusações pelas quais passa a escola, ela representa um espaço e tempo de suspensão, de transformação e forma de tempo livre, assim como do que Larrosa (2002) denomina de “experiência”.
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© Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Ireno Antônio Berticelli , Taise Dall'Asen, Aleandra Defaveri Cristova 2024
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##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29