Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995277Palabras clave:
cResumen
Este artigo aborda experiências bem-sucedidas de avaliação formativa, com o intuito de evidenciar a relevância desse processo como um ato diagnóstico e acolhedor. Visa, também, salientar a importância da escola de educação básica. Embora isso pareça uma obviedade, vivemos um período político de ataques à escola, especialmente à pública. O texto resulta de um projeto de pesquisa que objetivou identificar e analisar práticas de avaliação formativa presentes em escolas da região de Chapecó (SC) e compreender como elas contribuem no desempenho escolar e na vida dos estudantes. Este artigo faz referência a uma única escola, embora a pesquisa, na íntegra, contemple três, indicadas como destaques por gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Chapecó (SC) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das escolas indicadas que tiveram suas práticas avaliativas apontadas como bem-sucedidas pelos gestores escolares. O material foi examinado pela perspectiva de análise de conteúdo, com amparo teórico em Bardin. O estudo aponta que apesar das acusações pelas quais passa a escola, ela representa um espaço e tempo de suspensão, de transformação e forma de tempo livre, assim como do que Larrosa (2002) denomina de “experiência”.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Ireno Antônio Berticelli , Taise Dall'Asen, Aleandra Defaveri Cristova
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29