Documentos oficiais e legislações educacionais no combate às desigualdades raciais: estudo com base na PNAD

Autori

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994360

Parole chiave:

Relações étnico-raciais, Legislação educacional, Desigualdades raciais, Análise de conteúdo.

Abstract

O objetivo dessa pesquisa foi analisar como são tratadas, em documentos oficiais e na legislação educacional, as questões relativas à diversidade étnico-racial e refletir sobre o seu impacto na realidade por meio dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Para tanto, foi realizada uma análise das legislações e documentos oficiais criados para a educação brasileira, do período de 1988 a 2018, pautada na técnica da Análise de Conteúdo da Bardin. Subsequentemente, essa análise foi comparada com os dados disponíveis na PNAD para verificar o impacto das publicações com relação a: 1) média de anos de estudo por cor/raça, no período; 2) média de anos de estudo por cor/raça, considerando a situação de pobreza (extremamente pobres, vulneráveis, pobres e não pobres); e 3) média de anos de estudo em regiões do Brasil com percentual maior de pessoas negras. As prescrições relacionadas à educação das relações étnico-raciais dos 12 arquivos analisados foram descritas, assim como as categorias e as características que as compõem. Após esse processo, foram estabelecidas as relações entre as categorias e os dados da PNAD. Os resultados permitiram concluir que a redução da diferença de tempo médio de estudo entre brancos e negros foi de pouco menos de 5 meses. Apesar da relevância dos esforços, a implementação das políticas que visam o combate à desigualdade racial na educação ainda se apresenta longe de alcançar a eficácia esperada.

Metriche

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Biografie autore

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professor IV pela Secretaria da Educação de Goiás. Mestranda em Ensino para Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp, professora do Instituto Federal de Brasília e docente do quadro permanente do programa de pós graduação em Ensino para a Educação Básica do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. 

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na Educação Básica e nos seguintes temas de pesquisa: Educação, Negros, Políticas Educacionais e História da Educação. Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino para a Educação Básica do Instituto Federal Goiano.

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Pubblicato

2021-02-23

Come citare

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Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua - Artigos
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