AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E SEUS RESULTADOS: REVELANDO OU OMITINDO A REALIDADE BRASILEIRA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199362Abstract
O presente trabalho discute questões relacionadas à democratização do ensino no Brasil a partir das influências de entidades internacionais nas políticas públicas, principalmente educacionais, abordando métodos utilizados para avaliar o ensino, considerando a eficácia dos mesmos e as finalidades do uso, a inclusão dos alunos com necessidades especiais e questões referentes ao fracasso escolar, ressaltando a necessidade das avaliações atuarem como instrumento para o entendimento e auxílio na melhoria da qualidade de ensino oferecida. O objetivo do trabalho foi analisar esses pontos à luz da literatura da área. Propõe uma discussão sobre o sistema de progressão continuada e as consequências negativas que o mesmo pode provocar para os alunos identificados com dificuldades de aprendizagem e as relações com a educação especial. Discute que a avaliação deve refletir uma preocupação de valorização do conhecimento sobre o funcionamento interno da escola, que não segregue e que não exclua ninguém, mas que identifique elementos para que se possa democratizar o acesso de todos ao conhecimento escolar, garantindo dessa forma a qualidade da educação para todos.
Palavras-chave: avaliação; fracasso escolar; inclusão.
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