Peronismo y Educación Rural en la Provincia de Salta-Argentina (1946-1955)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991340Abstract
Com a chegada do peronismo ao governo, a Argentina começa uma nova etapa em sua história. Uma série de reestruturações sociais de suma importância, especialmente para a classe trabalhadora, serão as características desse período. Particularmente na educação, o peronismo executou um programa de transformações que envolveu todos os níveis do sistema, orientando-o principalmente para o aspecto técnico. Neste sentido, a educação rural não ficou a margem dessas mudanças e foi o foco de políticas educativas nos níveis primário e secundário, especialmente. O artigo a seguir, resultado de uma investigação mais ampla no que se refere à história da educação rural na província de Salta (Argentina), busca dar conta das transformações levadas a cabo pelas políticas educacionais para a educação rural, no nível nacional, mas principalmente no nível regional no noroeste da Argentina. Em seu desenvolvimento analisamos tanto as políticas vinculadas às escolas primárias públicas rurais, bem como as que dizem respeito às orientações técnicas e práticas do nível médio.
Palavras-chave: Educação rural, Peronismo, Nível primário, Missões monotécnicas.
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