Peronismo y Educación Rural en la Provincia de Salta-Argentina (1946-1955)

Autor/innen

  • Marcelo Gaston Jorge Navarro Centro de Estudios de la Argentina Rural- Universidad Nacional de Quilmes/ CONICET

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991340

Abstract

Com a chegada do peronismo ao governo, a Argentina começa uma nova etapa em sua história. Uma série de reestruturações sociais de suma importância, especialmente para a classe trabalhadora, serão as características desse período. Particularmente na educação, o peronismo executou um programa de transformações que envolveu todos os níveis do sistema, orientando-o principalmente para o aspecto técnico. Neste sentido, a educação rural não ficou a margem dessas mudanças e foi o foco de políticas educativas nos níveis primário e secundário, especialmente. O artigo a seguir, resultado de uma investigação mais ampla no que se refere à história da educação rural na província de Salta (Argentina), busca dar conta das transformações levadas a cabo pelas políticas educacionais para a educação rural, no nível nacional, mas principalmente no nível regional no noroeste da Argentina. Em seu desenvolvimento analisamos tanto as políticas vinculadas às escolas primárias públicas rurais, bem como as que dizem respeito às orientações técnicas e práticas do nível médio.

 

Palavras-chave: Educação rural, Peronismo, Nível primário, Missões monotécnicas.

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Autor/innen-Biografie

Marcelo Gaston Jorge Navarro, Centro de Estudios de la Argentina Rural- Universidad Nacional de Quilmes/ CONICET

Doctor en Ciencias Sociales y Humanas (UNQ); Especialista en Ciencias Sociales (UNQ); Especialista en Didáctica (UNJU); Especialista en Curriculum (FLACSO); Profesor y Licenciado en Ciencias de la Educación (UNSA): Docente Investigador de la Universidad Nacional de Salta

Veröffentlicht

2015-11-25

Zitationsvorschlag

JORGE NAVARRO, Marcelo Gaston. Peronismo y Educación Rural en la Provincia de Salta-Argentina (1946-1955). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 64–76, 2015. DOI: 10.14244/198271991340. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1340. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2015-11-25