DIÁRIOS DE AULA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL, RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CONSTANTE REVISÃO

Auteurs

  • Rosa Maria Rigo PUC/RS
  • Maria Inês Corte Vitória PUC/RS

DOI :

https://doi.org/10.14244/19827199692

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da análise dos registros reflexivos descritos nos diários de professores, atuantes em escolas públicas e pertencentes ao curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual TelEduc - Ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet.  Para tanto, se pautou pela seguinte problemática: De que maneira os registros descritos nos diários de professores, atuantes em escolas públicas e pertencentes ao referido curso de formação podem se converter em fonte de pesquisa?   Esta análise nos ajudou a compreender como tais registros podem se constituir em práticas permanentes de (re)construção de ações pedagógicas, bem como em ações que permitem identificar como professores que atuam com educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental desenvolvem, durante o exercício de sua prática docente, a reflexão de seu fazer com autonomia, criticidade e embasamento teórico, transformando-o em saber pedagógico. Utiliza-se como base deste artigo as contribuições de Zabalza (2004), Weffort (1996), Litto e Formiga (2009), autores que nos instigam a reflexão e podem auxiliar o docente no sentido de que, através do registro, possam realizar sua catarse sobre o vivenciado, refletindo e depurando sua ação docente. Assim, nossa temática traz como ponto fundamental a importância dos registros dos professores em um ambiente virtual. A metodologia utilizada neste estudo se pautou pelos princípios da pesquisa qualitativa e destaca como achados mais significativos da investigação: os professores investigados buscam alternativas de atualização após a conclusão da primeira graduação; a maioria possui uma graduação e no mínimo uma especialização realizada na modalidade presencial; a modalidade Educação a Distância representa, para os professores, significativa alternativa de atualização; apesar de enfrentarem jornadas de 40 ou 60 horas de trabalho, muitos encontram na EAD alternativas de atualização profissional.

Palavras-chave: Diários de aula; Educação; Tecnologias.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199692

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Biographie de l'auteur

Rosa Maria Rigo, PUC/RS

Mestrado em Educação

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Publiée

2013-11-14

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RIGO, Rosa Maria; VITÓRIA, Maria Inês Corte. DIÁRIOS DE AULA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL, RECURSOS PEDAGÓGICOS EM CONSTANTE REVISÃO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 75–84, 2013. DOI: 10.14244/19827199692. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/692. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos
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