Os grupos de estudos e a formação docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271996235Mots-clés :
Formação de professores, Grupos de estudos, Matemática, Professores dos anos iniciais.Résumé
A participação de professores em grupos de estudos é uma possibilidade de formação e de reflexão sobre a prática docente que pode contribuir para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais. O objetivo deste artigo foi identificar contribuições da participação em grupos de estudos para a formação desse profissional. Para isso, realizou-se um levantamento dos trabalhos sobre a temática publicados em três eventos importantes da área de Educação Matemática: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período compreendido entre 2010 e 2019. Encontraram-se sobre o tema 19 trabalhos, que foram categorizados em: conteúdo matemático, formação inicial, análise de tarefas, parceria universidade-escola, mudança de prática docente no contexto escolar e formação de formadores. As análises evidenciaram que nesses grupos foram abordados conceitos e conteúdos matemáticos que, muitas vezes, são deixados em segundo plano, como a geometria e grandezas e medidas. Além disso, a participação dos professores permitiu que planejassem e analisassem, em conjunto, atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. Também possibilitou o compartilhamento de experiências, a ajuda mútua, a colaboração, a formação de um espaço em que foram ouvidos e puderam discutir sobre desafios da prática, o que auxiliou no desenvolvimento profissional docente.
Métriques
Références
AZEVEDO, Priscila Domingues. O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 241f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013a.
AZEVEDO, Priscila Domingues. O conhecimento matemático na educação infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia, 2013b. p.1-18.
BARBOSA, Cirléia Pereira; FERREIRA, Ana Cristina. O pensamento geométrico em movimento: o caso de Marta. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis, 2012. p.1-23.
BETERELI, Kelly Cristina. A parceria universidade-escola contribuindo com o desenvolvimento profissional de uma professora das séries iniciais: nos modos de ensinar matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-16.
BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira. O quanto falar de si possibilita às professoras que ensinam matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, se formarem? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-16.
BRITO, Karian Daniela Mazzaro, ARAÚJO, Elaine Sampaio. A constituição do coletivo e o processo de significação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-12.
CALADO, Silvia Santos; FERREIRA, Silvia Cristina Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 2004. 13p. Disponível em: https://docplayer.com.br/12123665-Analise-de-documentos-metodo-de-recolha-e-analise-de-dados.html. Acesso em: 23 set. 2022.
CAULLEY, Darrel. Document analysis in program avaluation. Evaluation and Program Planning, v. 6, p. 19-29, 1983.
CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Práticas de desenvolvimento profissional em comunidades de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-15.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente. In: BORBA, Marcelo Carvalho; ARAÚJO, Jussara Loiola. (org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FLORES, Javier. Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. 209f. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
GRANDO, Regina Celia; TORICELLI, Luana. A colaboração em um grupo de alunas da Pedagogia que ensinarão matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 67-90, maio 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/395/173. Acesso em: 10 out. 2022.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p.31-61.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.
JESUS, Cristina Cirino; CYRINO, Márcia Cristina Costa Trindade. Formação de professores que ensinam matemática: um repensar da prática pedagógica por meio da análise de tarefas matemáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2015. p.1-14.
JESUS, Cristina Cirino; NAGY, Márcia Cristina. Contribuições da análise crítica de tarefas para a formação continuada de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-14.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÜDKE, Mega; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2014.
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. A análise de soluções dos alunos na formação de professores que ensinam matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 33., 2010, Caxambú. Anais [...]. Caxambú, 2010. p.1-13.
MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Aprendizagens em matemática construídas no curso de pedagogia e seus impactos nas práticas de professoras dos anos iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas, 2012. p.1-14.
MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem do professor em grupos colaborativos que ensina matemática na infância: um olhar para grandezas e medidas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís, 2017. p.1-16.
MESQUITA, Elza; FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim. Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação. In: SIMPÓSIO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR, VII., Aveiro, Portugal, 2009. Atas [...]. Aveiro, Portugal, 2012.
MÜLLER, Ana Paula Krein; QUARTIERI, Marli Teresinha. Formação continuada de professores dos anos iniciais em contexto colaborativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá-MT. Anais [...]. Cuiabá-MT, 2019. p.1-9.
MÜLLER, Maria Cândida; CARVALHO, Dione Lucchesi. Aprendizagem do professor que ensina e aprende matemática em comunidades investigativas: GdS e GETEMAT. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-14.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Lima Silva; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2009.
NASCIMENTO, Ana Maria Porto. Algumas reflexões sobre a formação de professoras alfabetizadoras em matemática: a escola como espaço de pesquisa e formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-9.
NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira. Grupos colaborativos na formação do professor para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma vivência com alunos do curso de pedagogia no âmbito do programa Observatório da Educação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2013. p.1-15.
PAIVA, Maria Auxiliado Vilela; BRANDÃO, Karla Almeida. Construindo saberes: grupo de estudos com professores formados em pedagogia e licenciados em matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2016. p.1-12.
PEREIRA, Carlos André Bogéa; NACARATO, Adair Mendes. A formação de formadores de professores que ensinam matemática: o caso de São Luis/MA. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEd, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís, 2017. p.1-17.
RODRIGUES, Rosimeire Aparecida. Formação matemática do pedagogo com o grupo de estudos de letramento e numeramento - GELEN. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá, 2019. p.1-10.
VIEIRA, Edite Resende; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo. Ensino de geometria e apropriação de tecnologia: trajetória de um grupo de estudos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba-PR. Anais [...]. Curitiba, 2013. p.1-15.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13