Creencias y concepciones de los futuros maestros de primaria sobre las matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.14244/%25198271991583Resumo
This article aims to identify and discuss the beliefs and conceptions of future teachers of the Spanish Elementary School about mathematics and its teaching and learning. Its relevance lies in the fact that the beliefs and conceptions about mathematics, their teaching, and their learning can influence the professional practice of teachers. To this end, a qualitative research was developed in which data was collected using a questionnaire responded by 12 students of the Primary Education Teaching Course of the University of Granada, during the period of the graduate studies of the first author of this article in this university. Content analysis was used to analyze the data. Future teachers expressed three beliefs and conceptions about mathematics: they serve as a tool box; comprise a single and static body of knowledge; or can also be used to solve problems. In addition, teaching and learning is based on routine, repetition, and memorization of formulas, procedures and algorithms. However, the disciplines of the aforementioned course, with its proposed dynamics and discussions, seek to develop reflection about the beliefs and conceptions of future teachers, intending to change them.
Keywords: Beliefs and concepts, Primary teachers, Mathematics, Teaching and learning.Resumo
O artigo tem como objetivo identificar e discutir as crenças e concepções de futuros professores da Educação Primária sobre a matemática e seu ensino e aprendizagem. Sua relevância está no fato de que as crenças e concepções sobre a matemática, seu ensino e sua aprendizagem podem influenciar na prática profissional dos professores. Assim desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em que utilizamos um questionário para produção de dados que foi respondido por 12 estudantes do curso de Professores para a Educação Primária da Universidade de Granada, em um período de estudos do primeiro autor deste artigo nesta universidade durante seu doutorado. Para analisar os dados, baseamo-nos na técnica de análise de conteúdo. Os futuros professores apresentaram três crenças e concepções sobre a matemática: servem como uma caixa de ferramentas, são um corpo único e estático de conhecimentos ou ainda pode ser utilizada para resolver problemas. Além disso, o ensino e a aprendizagem estão baseados na rotina, repetição e memorização de fórmulas, procedimentos e algoritmos. No entanto, as disciplinas do curso de Professor para a Educação Primeira da Universidade de Granada, com suas dinâmicas e discussões propostas, buscam desenvolver a reflexão sobre as crenças e concepções dos futuros professores, tentando mudá-las.
Palavras-chave: Crenças e concepções, Professores de primária, Matemática, Ensino e aprendizagem.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-04-22
##plugins.generic.dates.published## 2016-05-25