Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da biologia

Autores/as

  • Guilherme Malafaia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis
  • Viníciu Fagundes Bárbara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia
  • Aline Sueli de Lima Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí-GO

DOI:

https://doi.org/10.14244/1982719994

Resumen

O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um estudo realizado com 99 alunos do nível médio de uma escola particular no município de Ouro Preto-MG. O objetivo foi identificar suas concepções acerca da Biologia e suas opiniões sobre o ensino da referida disciplina e elaborar um cenário de investigação para futuros docentes, professores iniciantes ou mesmo aqueles com maior experiência. A fim de superar o simples discurso especulativo, os saberes escolares e as práticas educacionais são questionados revelando resultados que podem contribuir para a melhoria da prática docente no ensino de Biologia.

Palavras-chave: Ensino de Biologia; alunos; prática educacional; metodologias de ensino.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2010-11-26

Cómo citar

MALAFAIA, G.; BÁRBARA, V. F.; RODRIGUES, A. S. de L. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da biologia. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 165–182, 2010. DOI: 10.14244/1982719994. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/94. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-04-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-08-31
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-26