Narrativas de docentes principiantes, en el contexto de Agreste de Pernambuco: la inducción profesional en foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996460

Palabras clave:

Inducción profesional, Casos de enseñanza, Diarios reflexivos, Memorias de formación.

Resumen

Este artículo es un extracto de tres investigaciones desarrolladas en el PPGEduC/UFPE, vinculadas a la REDEP – Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Professional Docente, que tiene como objetivo la formación de docentes principiantes en redes públicas municipales de la región Agreste de Pernambuco. Aquí se discute la inducción profesional entendida como el proceso de orientación, seguimiento y acogida de docentes principiantes, así como la inmersión como ejercicio de autoría y adherencia a la docencia, que contribuye a la búsqueda de consolidación profesional. Trazamos un camino metodológico que se constituye a través de narrativas, resaltadas y analizadas a partir de grupos de discusión (Weller, 2006; 2010) y de intervención (Gouveia, 2020). Entre las narrativas utilizadas, tuvimos la constitución de Casos de Enseñanza (Mizukami, 2000; 2001; 2002; 2004), entendidos como un camino hacia el desarrollo profesional; los Diarios Reflexivos (Zabalza, 2007) como instrumento autoral, potenciador del conocimiento de las prácticas docentes, y las Memorias Formativas (Passeggi, Passeggi y Câmara, 2008), como posibilidad de autoescritura y superación docente. Los “hallazgos de la investigación” indican la necesidad de establecer una política de inducción profesional y formación continua de los profesionales de la educación, que se base en sus demandas reales y que considere el contexto, la reflexión y la dimensión de la autoría de los docentes en activo, desde una perspectiva colaborativa, involucrando la comunidad escolar, la Universidad y las redes públicas municipales de la región Agreste de Pernambuco.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Joselma do Nascimento Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (1998) Pós-Graduada em Processos de Aprendizagem pela Universidade São Francisco - Itatiba-SP (1993), Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER na (2017), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru-PE (1988), graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim-PE (1988). É professora/pesquisadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, assim como do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, nesta mesma Instituição. Vem atuando diretamente desenvolvendo pesquisas em torno da Indução Profissional de Professores Iniciantes e das Políticas de Formação Inicial e Continuada, Desenvolvimento profissional docente por meio de narrativas.

Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2020), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição (2017) e é aluna egressa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução e Imersão profissional de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Desenvolvimento Profissional por meio de Casos de Ensino, enquanto estratégias formativas e de aprendizagem da Docência.

Mônica Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2021), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução e Imersão profissional de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Formação continuada pela via dos Diários reflexivos.

Márcia Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Contemporânea também pelo PPGEduC, na UFPE (2022), graduada em Pedagogia nesta mesma instituição. Vem desenvolvendo as pesquisas em torno da Indução de Professores Iniciantes, assim como em torno dos processos de Formação continuada pela via dos Memoriais formativos.

Citas

AIMI, Deusodete Rita da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria Arruda. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: tensões experienciadas no contexto da escola pública. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 264, p. 505-525, maio/ago. 2022.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALARCÃO, Isabel.; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 109-126, 31 dez. 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 01 mar. 2023.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 05 jan. 2019.

CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; ALMEIDA, Patrícia Albieri; TINTI, Douglas da Silva. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e27248 jan./dez. 2021. E-ISSN 2177-6059. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro. Acesso em: 26 mar. 2019.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, v.14, p.1-15, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271994149. Acesso em: 17 mar. 2023.

DAY, Chistopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.

DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlatti. Os casos de ensino como "potenciais reflexivos" para o desenvolvimento profissional de professores da escola pública. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=94726. Acesso em: 01 mar. 2023.

DOMINGUES, Isa Mara Colombo Sacarlatti.; SARMENTO, Teresa; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais. Perspectivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras. Portugal: Universidade do Minho, 2012.

DRAGONE, Maria Lúcia Oliveira Suzigan; GIOVANNI, Luciana Maria. O Professor Iniciante e a Comunicação Oral em Sala de Aula: Algumas Reflexões em Direção a Políticas de Inserção Profissional Docente. In: GIOVANNI, Luciana Maria; MARIN, Alda Junqueira. Professores Iniciantes: Diferentes Necessidades em Diferentes Contextos. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2014.

GIORDAN, Miriane Zanetti; HOBOLD, Márcia de Souza. Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 7, n. 12, p. 49-66, 30 jun. 2015. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/191-0.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira. Casos de ensino com professores iniciantes: caminhos de imersão na docência e desenvolvimento profissional. 2020. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico do Agreste), Caruaru-PE, 2020.

MANSO, Jesús. El acompañamiento y la inserción profesional de los docentes noveles. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 25(2), p. 1-4, 2021.

MARCELO, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321701024_Politica-s_y_programas_de_induccion_en_la_docencia_en_Latinoamerica. Acesso em: 01 mar. 2023.

MEINERZ, Carla Beatriz. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educ. Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914. Acesso em: 30 jun. 2022.

MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./mar. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100012. Acesso em: 01 mar. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: Anete Abramowicz; Roseli Rodrigues de Mello. (Org.). Educação: pesquisa e prática. 1. ed. Campinas-SP: Papirus, 2000, v. 1, p. 139-161.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de Lee. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 29, n. 2, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 01 mar. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti.; NONO, Maévi Anabel. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php-/rbep/article/download/906/881. Acesso em: 07 fev. 2020.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti.; NONO, Maévi Anabel. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 24, 2001, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp.htm. Acesso em: 01 mar. 2023.

MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, n. 37, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

NÓVOA, António. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 13 set. 2019.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 39-56, dez. 2010.

PASSOS, Laurizete Ferragut; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de; APARICIO, Ana Silvia Moço; COSTA, Elana Cristiana dos Santos. Comunidades de Aprendizagem e práticas colaborativas nos processos de inserção profissional. Dossiê: "Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas". Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-18, e4261115, jan./dez. 2020. ISSN 1982-7199. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271994261.

PASSEGGI, Maria da Conceição; PASSEGGI, Luis; CÂMARA, Sandra Cristine Xavier. Memoriais: escrita de si, pesquisa, formação e acompanhamento. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre Barbosa. (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal-RN/São Paulo: EDUFRN/Paulus, 2008, p. 25-42.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PRÍNCEPE, Lisandra; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 60-80, jan./abr. 2019.

REIS, Pedro. A indução como elemento chave na formação e no acesso à profissão dos professores. In: Formação Inicial de Professores/ Textos do Seminário realizado na Universidade do Algarve. Edição: eletrônica, nov. 2015.

ROCHA, Simone Albuquerque da; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SANTOS, Ivanete Rodrigues dos. Casos de ensino como estratégia investigativa-formativa no estágio do Parfor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 575-591, abr./jun. 2020.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241-260, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a03v32n2.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

WELLER, Wivian. Grupos de Discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: WELLER, Wivian.; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Bibliografia de apoio

SILVA, Mônica Batista da. Tecendo caminhos indiciários da indução profissional de professores iniciantes na cultura organizacional escolar de uma rede pública municipal de educação no Agreste pernambucano. 2021. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico do Agreste), Caruaru-PE, 2021.

SILVA, Márcia Batista da. A produção dos saberes docentes na contingência pedagógica: necessidades formativas e a indução profissional de professores iniciantes. 2023. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico do Agreste), Caruaru-PE, 2023.

Publicado

2024-05-31

Cómo citar

FRANCO, M. J. do N. .; GOUVEIA, R.- lla W. S. F. .; SILVA, M. B. da .; SILVA, M. B. da. Narrativas de docentes principiantes, en el contexto de Agreste de Pernambuco: la inducción profesional en foco. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6460012, 2024. DOI: 10.14244/198271996460. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6460. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier Concepciones, Políticas y Prácticas de la Inducción Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31

Artículos más leídos del mismo autor/a