Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6378

Palabras clave:

Texto como unidad de enseñanza, Libro de texto, Lectura y escritura, Géneros textuales.

Resumen

Este artigo pretende tecer reflexões quanto ao trabalho com textos e gêneros textuais nos livros didáticos (LD) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise da coleção de livros Ápis – Língua Portuguesa, da Editora Ática, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o período letivo de 2019-2022. Essa coleção, amplamente utilizada nas escolas públicas de Rondonópolis/MT, dividiu espaço, em 2022, com o material estruturado oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, contudo, seguiu sendo material de apoio didático às aulas de alfabetização e, por isso, demanda um olhar para sua configuração no que se refere à oferta de textos e a variedade de gêneros textuais, considerando que defendemos, numa perspectiva interacionista e dialógica de ensino, que o texto deve estar na unidade central de ensino da língua, no que tange a leitura e a escrita. Para essa discussão e constituição teórica, nos respaldamos em estudiosos da área, a exemplo de Bakhtin, Marcuschi, Soares e outros. As concepções metodológicas da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental dão respaldo às descrições e análises, pois compreendemos que o livro didático – objeto dessa investigação – é suporte para os gêneros textuais que se pretende conhecer e descrever nesse artigo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Docente de la Universidad Federal de Rondonópolis/UFR/MT, con experiencia en la graduación en Pedagogía y en el Programa de Posgrado en Educación – PPGEdu/UFR – en la línea de Lengua, Educación y Cultura. Tiene un Doctorado en Letras de la FFLCH/USP y está en proceso de completar su Post-Doctorado en la Universidad Federal de São Carlos, Departamento de Teorías y Prácticas del Aprendizaje. Es miembro del grupo de investigación Alfabetización y Alfabetización Escolar (ALFALE).

Claudia Raimundo Reyes, Universidade Federal de São Carlos

Profesora de la Universidad Federal de São Carlos. Trabaja con el Departamento de Teorías y Prácticas Pedagógicas, del Centro de Educación y Ciencias Humanas de la UFSCar, en el Programa de Posgrado en Educación 2000) en Educación, por el Programa de Posgrado en Educación de la UFSCar. Cursó parte de su doctorado en la Universidad de Salamanca - España, donde amplió sus estudios en el Departamento de Teoría e Historia de la Educación, en el Programa "Políticas educativas y socioculturales: políticas de formación de docentes y profesionales para la educación de adultos", RED PASSB, Proyecto Alfa. Actúa en el área de Educación, Lenguaje, Formación y Aprendizaje en las siguientes temáticas: procesos de enseñanza y aprendizaje, lectura y escritura, alfabetización, enseñanza aprendizaje, desde la perspectiva de la enunciación de Bajtín.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.

BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Org., tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Diário Oficial da União (D.O.U.) Edital De Convocação Nº 1/2019 - CGPLI PNLD 2019 - Atualização BNCC. Disponível em file:///C:/Users/drmae/Downloads/Publicacao_dou_edital_PNLD_2019_bncc.pdf

Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio et al. Gêneros textuais e ensino. 2 ed. 2002. p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, Roxane. Gêneros e tipos textuais. In: GLOSSÁRIO CEALE de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG, 2017. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura – velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p.17-39. Coleção Leitura e Formação

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

BERTOLDO, S. R. F.; REYES, C. R. Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização . Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6378136, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6378. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6378. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-03-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14