Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6378Palavras-chave:
Texto como unidade de ensino, Livro didático, Leitura e escrita, Gêneros textuais.Resumo
Este artigo pretende tecer reflexões quanto ao trabalho com textos e gêneros textuais nos livros didáticos (LD) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise da coleção de livros Ápis – Língua Portuguesa, da Editora Ática, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o período letivo de 2019-2022. Essa coleção, amplamente utilizada nas escolas públicas de Rondonópolis/MT, dividiu espaço, em 2022, com o material estruturado oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, contudo, seguiu sendo material de apoio didático às aulas de alfabetização e, por isso, demanda um olhar para sua configuração no que se refere à oferta de textos e a variedade de gêneros textuais, considerando que defendemos, numa perspectiva interacionista e dialógica de ensino, que o texto deve estar na unidade central de ensino da língua, no que tange a leitura e a escrita. Para essa discussão e constituição teórica, nos respaldamos em estudiosos da área, a exemplo de Bakhtin, Marcuschi, Soares e outros. As concepções metodológicas da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental dão respaldo às descrições e análises, pois compreendemos que o livro didático – objeto dessa investigação – é suporte para os gêneros textuais que se pretende conhecer e descrever nesse artigo.
Métricas
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.
BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Org., tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Diário Oficial da União (D.O.U.) Edital De Convocação Nº 1/2019 - CGPLI PNLD 2019 - Atualização BNCC. Disponível em file:///C:/Users/drmae/Downloads/Publicacao_dou_edital_PNLD_2019_bncc.pdf
Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio et al. Gêneros textuais e ensino. 2 ed. 2002. p. 19-36.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
ROJO, Roxane. Gêneros e tipos textuais. In: GLOSSÁRIO CEALE de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG, 2017. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.
TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.
ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura – velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p.17-39. Coleção Leitura e Formação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Claudia Raimundo Reyes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14