Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6378

Keywords:

Text as a teaching unit, Textbook, Reading and writing, Textual genres.

Abstract

Este artigo pretende tecer reflexões quanto ao trabalho com textos e gêneros textuais nos livros didáticos (LD) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise da coleção de livros Ápis – Língua Portuguesa, da Editora Ática, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o período letivo de 2019-2022. Essa coleção, amplamente utilizada nas escolas públicas de Rondonópolis/MT, dividiu espaço, em 2022, com o material estruturado oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, contudo, seguiu sendo material de apoio didático às aulas de alfabetização e, por isso, demanda um olhar para sua configuração no que se refere à oferta de textos e a variedade de gêneros textuais, considerando que defendemos, numa perspectiva interacionista e dialógica de ensino, que o texto deve estar na unidade central de ensino da língua, no que tange a leitura e a escrita. Para essa discussão e constituição teórica, nos respaldamos em estudiosos da área, a exemplo de Bakhtin, Marcuschi, Soares e outros. As concepções metodológicas da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental dão respaldo às descrições e análises, pois compreendemos que o livro didático – objeto dessa investigação – é suporte para os gêneros textuais que se pretende conhecer e descrever nesse artigo.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Profesor at the Federal University of Rondonópolis/UFR/MT, with experience in the graduation in Pedagogy and in the Graduate Program in Education – PPGEdu/UFR – in the line of Language, Education and Culture. She holds a PhD in Letters from FFLCH/USP and is in the process of completing his Post-Doctorate at the Federal University of São Carlos, Department of Learning Theories and Practices. She is a member of the research group Literacy and School Literacy (ALFALE).

Claudia Raimundo Reyes, Universidade Federal de São Carlos

Professor at the Federal University of São Carlos. Works with the Department of Pedagogical Theories and Practices, at the Center for Education and Human Sciences at UFSCar, in the Graduate Program in Education. 2000) in Education, by the Graduate Program in Education at UFSCar. He attended part of his doctorate at the University of Salamanca - Spain, where he furthered his studies at the Department of Theory and History of Education, in the Program "Educational and sociocultural policies: policies for training teachers and professionals for adult education", RED PASSB, Project Alfa. Works in the area of ​​Education, Language, Training and Learning in the following themes: teaching and learning processes, reading and writing, literacy, teaching learning, from the perspective of Bakhtin's enunciation.

References

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.

BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Org., tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Diário Oficial da União (D.O.U.) Edital De Convocação Nº 1/2019 - CGPLI PNLD 2019 - Atualização BNCC. Disponível em file:///C:/Users/drmae/Downloads/Publicacao_dou_edital_PNLD_2019_bncc.pdf

Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio et al. Gêneros textuais e ensino. 2 ed. 2002. p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, Roxane. Gêneros e tipos textuais. In: GLOSSÁRIO CEALE de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG, 2017. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura – velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p.17-39. Coleção Leitura e Formação

Published

2024-10-14

How to Cite

BERTOLDO, S. R. F.; REYES, C. R. Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização . Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6378136, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6378. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6378. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-03-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14