Ambiente virtual de aprendizagem para estágios supervisionados: em um curso de Pedagogia EaD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996111

Palabras clave:

Formación de Profesores, Prácticas Curriculares Obligatorias, Educación a Distancia, Ambiente Virtual de Aprendizaje

Resumen

En la formación inicial docente, las prácticas obligatorias son ejes curriculares importantes en la articulación entre teoría y práctica. Sin embargo, en los programas de licenciatura ofertados en la educación a distancia, las prácticas son vistas como objeto de gran discusión, pues involucran cuestiones administrativas y pedagógicas, no siempre comprendidas por los estudiantes. Este artículo busca presentar los resultados de un estudio de caso sobre las soluciones encontradas por una universidad para viabilizar la orientación y la orientación de las prácticas por medio del ambiente virtual de aprendizaje. La investigación se refiere a una institución pública, que oferta el programa de pedagogía en la modalidad a distancia en el departamento de São Paulo y fue realizada por medio de un estudio no participativo con análisis documental y análisis del ambiente virtual. Como conclusión, se observa el gran esfuerzo por parte de la universidad en la promoción de aprendizajes importantes en la relación teoría y práctica en la realización de las prácticas y formas variadas de involucrar a los estudiantes en su propio proceso de aprendizaje, desarrollando autonomía, proactividad, autorregulación y pensamiento crítico. Sin embargo, a pesar de la nueva propuesta de organización del entorno virtual y de los esfuerzos por desarrollar varios recursos pedagógicos para orientar la pasantía, el foco de los estudiantes sigue estando en el tema administrativo, en detrimento del pedagógico. Como recomendación, se entiende la necesidad, a lo largo de las materias del curso, de involucrar a los estudiantes en sus procesos de formación práctica. También se recomienda realizar más estudios sobre el tema, de esta manera, seguir brindando respuestas a este problema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Roberta Flaborea Favaro, Universidad Externado de Colombia

Licenciada em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Educação pela Universidade de los Andes, Bogotá, Colômbia (2009). Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2016), e pós-doutorado em educação na Universidade de São Paulo (2020). Desde 2016 é professora do mestrado em Educação da Universidade Externado de Colômbia, assim como pesquisadora em temas de formação de professores, currículo e pedagogia e linguagem, na mesma universidade. Como produção intelectual, construiu em colaboração o livro "De la reflexión a la práctica: Experiencias y reflexiones en la formación docente" (Edições Uexternado, 2019) e foi co-autora no livro "El maestro y su desarrollo profesional en Colombia: abordajes desde la investigación" (Edições Uexternado, 2019), este último, produto de grande discussão sobre formação inicial de professores em distintas áreas do conhecimento. Também, publicou diferentes artigos sobre formação de professores, estágios supervisionado, politicas públicas para a formação de professores, currículo e pedagogia, gestão pedagógica, entre outros temas.

Fernanda Guinoza Matuda, Centro Universitário Senac

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Curso de Tecnologias na Aprendizagem - Pós-graduação EAD, do Centro Universitário Senac.

Citas

ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Cartografia Escolar. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2010.

ANDRÉ, Marli. Espaços alternativos de formação docente. In: J JUNIOR, C. A. S. et al. In: Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Unesp, p. 97-118, 2015.

NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio. Formação de professores na América Latina: apontamentos introdutórios. In: Formação Docente, Belo Horizonte, 2020, jan./abr. 12 (23), 11-20.

ARROYO, Miguel. O ofício de mestre: imagens e autoimagens. 13 ed. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

BEHAR, Patrícia Alejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BOFF TURCHIELO, L. .; ARAGÓN , R. . A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4935008, 2022. DOI: 10.14244/198271994935. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4935. Acesso em: 25 jul. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/L9394.htm >. acesso em 10 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. 2005b. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. acesso em 10 out. 2021.

_________. Resolução nº1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. acesso em 10 out. 2021.

__________. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. acesso em 10 out. 2021.

_________. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. acesso em 10 out. 2021.

__________. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm>. acesso em 16 set. 2021.

_________. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. acesso em 10 out. 2021.

CARVALHO, Maria Lurdes. Iniciación a la práctica profesional: la mirada reflexiva de los estudiantes de educación básica. In: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extra (6), 2015, 175-179. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/download/448/pdf_167. acesso em 07 mai. 2022.

DEWEY, John. Como pensamos como se relaciona o pensamento reflexivo como processo educativo: uma reexposição. 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FLICK, Uwe. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, Madrid, 2004.

FRAGA, Cristiano da Cruz; DECARLI, Cecilia.; BOLL, Cíntia Inês. Análise Textual da Produção Acadêmica sobre Processos de Tutoria no mbito da EaD. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 24 fev. 2021.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GALASSO, Bruno José J. Betti; MATUDA, Fernanda Guinoza. A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 23 mar. 2021.

GARBIN, Mônica Cristina; OLIVEIRA, Édison. Trombeta; PIRILLO, Nádia Rubio; AZEVEDO, Aparecida Santos. Práticas pedagógicas inovadoras para a formação de professores. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 19. n. 1, 2020. Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/388>. acesso em 17 set. 2021.

GATTI, Bernardete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016.

GATTI, Bernardete. O curso de Licenciatura em Pedagogia: dilemas e convergências. EntreVer. Florianópolis, v.2, n.3, p. 151-169, jul/dez 2012.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. acesso em 06 set. 2021

LATORRE, Antonio. La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó, 2003.

LUTZ, Celi; ARAGÓN, Rosane. Mudança de concepção sobre a formação a distância: visão de estudantes do projeto PEAD. In: NOVAK, Silvestre et al. Aprendizagem em rede na educação a distância: práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014. (Série EaD)

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesquisa. 47 (166), out - dez, 2017. 47 (166). Disponível em < https://doi.org/10.1590/198053144843> Acesso em 29 abr. 2022.

OLIVEIRA, Paulo Cristiano de; NAKAYAMA, Marina Keiko; TORRES, Maricel Karina López; NUNES, Carolina Schmitt. O uso do Learning Management System (LMS) por gestores da educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 19. n. 1 (2020). Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/ view/346>. acesso em 17 set. 2021

MCMILLAN; James H; SCHUMACHER, Sally. La investigación educativa. Madri: Editora Pearson. 5a. edição, 2005

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, nº 166, p.1. 106-1.133, out./dez. 2017.

PEREIRA, Otaviano. O que é teoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.

PÉREZ-GÓMEZ, Ángel I. Aprender a educar. Nuevos desafíos para la formación de docentes. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24 (2), 37-60, 2010.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: ______ et al. (Orgs.). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre, Artmed, 2002

RIOS, Terezinha Azerêdo. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Editora Cortez, 8a. edição, 2010.

NASCIMENTO, Camila Figueiredo; SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A evasão e a permanência sob a ótica discente: o que os alunos apontam como fatores influentes na desistência e na conclusão do Curso de Pedagogia na modalidade EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 20 n. 1 (2021): Volume único. Disponível em < http://seer.abed.net.br/index.php /RBAAD/article/view/431/>. acesso em 03 set. 2021.

SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2 ed. revista e atualizada. Campinas: Autores Associados, 2003.

SILVA, Wagner Rodrigues. Estudos do Letramento do professor e formação inicial nos estágios supervisionados das licenciaturas. In.: SILVA, Wagner Rodrigues. Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. São Paulo: Ed. Pontes Editores, 2012, p. 27-49.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78 -91.

STAKE, R.E. Investigación con estudios de caso. Madrid.: Morata, 2010.

TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. El maestro como “actor racional”: racionalidad conocimiento, juicio. In: PAQUEY, L. ALTET, E. Charlier, PERRENOUD, P. (coord). La formación profesional del maestro. Estrategias y competências. México: FCE, 2005. pp. 309-354.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.

VENTURA, Lidnei. Desafios do estágio curricular supervisionado de ensino da EAD: a educação na Era de sua reprodutibilidade técnica. Revista Multidebates, v. 2, n. 2. Palmas, 2018. Disponível em < http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/114/124>. acesso em 16 set. 2021.

YIN, Robert K. Case study research. Design and methods. Los Angeles: Sage, 2009.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Editora Educa, 1993.

ZEICHNER, Kenneth. Uma Análise Crítica Sobre a “Reflexão” Como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em http://cedes.unicamp.br

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

GALINI, M. E.; FAVARO, . R. F.; MATUDA, F. G. Ambiente virtual de aprendizagem para estágios supervisionados: em um curso de Pedagogia EaD. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, p. e611171, 2024. DOI: 10.14244/198271996111. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6111. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-26
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26