reveduc

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994526

Palabras clave:

Amazon, Ethnodiversity, Education, Resistence.

Resumen

c

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Reinaldo de Souza Marchesi, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus Cáceres (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá (2011). Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Acordo Brasil e Japão [com atividades desenvolvidas na UFMT - Brasil e na Universidade TOKAI - Japão (2010) nas cidades de Ota, Hamamatsu, Nagoya e Kani]; Docente no Curso de Formação de Formadores pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública do Plano de Desenvolvimento da Educação (2013 a 2014); Professor formador na Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste pelo Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste - PQLP/CAPES. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Altamira, na Faculdade de Etnodiversidade - FACETNO, que atende a demanda educacional de povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais das regiões Transamazonia, Xingu e Marajó, lotado no curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento e colaborador do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordenou o Projeto Magistério Extrativista da Terra do Meio, na Reserva Extrativista do Riozinho do Anfrísio (2017 a 2019). Doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Educação a Distância(2006)Senac -MG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Doutor(2016) em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisa envolvendo o Ensino Médio, cibercultura e cultura Digital . Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará . Tem experiência na área de Educação, cultura digital, Educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação,Formação de Professores, Educação do Campo, Educação a Distância e juventudes.

Citas

ARROYO, Miguel G. Os desafios da educação no cenário político atual. Entrevista concedida a Reinaldo de Souza Marchesi e Leonardo Zenha Cordeiro. Altamira (PA), 02 de jul. 2019. 1 arquivo .mp4 (11min. 27s.).

ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2019.

ASSARÉ, Patativa. Cante lá, que Eu Canto cá. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

HOBSBAWM, E. J. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MARCHESI, Reinaldo de Souza. Conferência de abertura da 1ª JAETNO. 2019. 1 fotografia.

MARCHESI, Reinaldo de Souza. Roda de conversa dos cursos de Educação do Campo e Etnodesenvolvimento - UFPA. 2019. 2 fotografia.

MARCHESI, Reinaldo de Souza. Miguel Arroyo à margem esquerda do rio Xingu, Altamira (PA). 2019. 3 fotografia.

NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; MIRANDA, Shirley Aparecida de (Orgs.). Miguel Gonzáles Arroyo: educador em diálogo com nosso tempo. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2011.

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

MARCHESI, R. de S. .; CORDEIRO, L. Z. . reveduc. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e4526152, 2020. DOI: 10.14244/198271994526. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4526. Acesso em: 22 jul. 2024.
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-08-21
##plugins.generic.dates.published## 2020-11-04