El proyecto temático "Química y Energía en Prol de un Desarrollo Sostenible": apuntes iniciales

Autores/as

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional catalão
  • Dayane Graciele dos Santos Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992887

Palabras clave:

Contextualización, Enseñanza por temas, Metodologías diferenciadas.

Resumen

El uso de metodologías diferenciadas permite hacer las clases de Química más atractivas y promover mejoras en el proceso de enseñanza / aprendizaje. En el presente trabajo se analizaron los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de la investigación para el desarrollo sostenible”. Una de las actividades propuestas fue la elaboración / desarrollo de clases contextualizadas / problematizadas denominadas de "Sensibilización". Así, se buscó propiciar que los alumnos se convirtieran en sujetos activos en la construcción del conocimiento. Para evaluar el impacto de este Proyecto en la formación de los alumnos se utilizó el análisis cualitativo, teniendo los cuestionarios como instrumento de recolección de datos. Se evalúa que las clases contextualizadas sirvieron como metodología facilitadora del proceso de enseñanza y aprendizaje pues permitieron la formación de ciudadanos autónomos y críticos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES. Atualmente é professora contratada do Instituro Federal Goiano/Campus Morrinhos

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede municipal (Escola Municipal Nilda Margon Vaz) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação ambiental, experiência, formação diferenciada e formação de professores

Dayane Graciele dos Santos, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Bacharel (2005) em Ciência da Computação, licenciada (2010) e mestre (2013) em Química pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Atualmente é professora de Química da rede estadual de ensino e da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial.

Citas

BOGDAN, R. C.; BIKLEN. S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e os métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.

BRASIL, MEC. LDBEN-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de Dezembro de 1996.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 1999.

BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2006.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. abr. 2016.

CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMES, A. P.; ROÇAS, G.; DIAS COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista Ciências&Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, 2010.

GONZÁLEZ, C. V. Reflexiones y Ejemplos de Situaciones Didácticas para una Adecuada Contextualización de los Contenidos Científicos en el Proceso de Enseñanza. Revista Eureka sobre Ensenanza y Divulgación de las Ciencias. v.1, n. 3, p. 214-223, 2004.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

OLIVEIRA, P. R. S. O ensino de química e as novas abordagens no ensino médio, Santa Catarina, 2004. Anais da 7ª SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPEX) da UFSC. Disponível em: / http://anais.sepex.ufsc.br/anais_4/index_fixo800600.html >. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – Seed. Ministério da Educação, 2001.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromisso com a cidadania. 3. Ed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2003.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.

SCARFI, S. H. F.. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química nova na escola. Vol. 32, N° 3, p. 176-183, 2010.

SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio | Belo Horizonte. v.12 n.01 p.101-118. 2010.

SILVA, A. M. da. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de química Industrial, n. 731, p. 7-12, 2º. trim. 2011.

SPRINTHALL, N. A.; SPRINTHALL, R. C. Psicologia educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentalista. Lisboa: Edit McGraw, 1993.

Publicado

2020-01-15

Cómo citar

ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; SANTOS, D. G. dos; NUNES, S. M. T. El proyecto temático "Química y Energía en Prol de un Desarrollo Sostenible": apuntes iniciales. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 14, p. e2887022, 2020. DOI: 10.14244/198271992887. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2887. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-07-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-02-22
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15