Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992544Palabras clave:
Formação inicial do pedagogo, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Racionalidade tecnológica, Práticas culturais.Resumen
O presente artigo deriva de uma pesquisa que teve por objetivo investigar em que medida os processos formativos que inserem e tematizam a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao campo da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade federal, no estado de São Paulo, contribuem para a formação de seus licenciandos. Para tanto, considerou a experiência cotidiana dos licenciandos com as TDIC, as requisições para seu uso, pela universidade, e as experiências formativas vivenciadas nas disciplinas que tematizam as relações entre TDIC e Educação. A investigação é concebida sob a ótica da pesquisa qualitativa, em caráter de estudo de caso. Estabeleceu-se como instrumentos de produção de dados, a aplicação de questionário aberto-fechado e de entrevistas semiestruturadas e como método de exame dos dados, a análise estatística descritiva e a análise temática de conteúdo. Os achados revelaram um papel secundarizado na incorporação, problematização e discussão das relações envoltas às TDIC e aos processos de ensino e aprendizagem, posto que sua tematização direta seja disposta apenas em disciplinas de caráter eletivo. Também foi constatado que a relação TDIC-Educação acaba por se circunscrever à discussão dos aparatos tecnológicos como ferramentas didático-metodológicas, no exercício da docência. Da discussão dos resultados emerge como principal apontamento, o desafio de que o processo formativo proporcione uma relação em que as TDIC estejam imbricadas às práticas socioculturais vivenciadas pelos sujeitos, demandando a integração das TDIC, em todo o curso, de forma transversal e como processo cultural, para além do estritamente pedagógico.
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