Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico (Teaching, distance education and digital technologies: a bibliometric study)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992167Resumen
The present work has as objective to carry out a bibliometric study in one of the thematic axes of the International Symposium on Distance Education and the Meeting of Researchers in Distance Education (SIED: EnPED), held in 2016 at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Brazil. For the analysis, thematic axis 5 of the virtual stage of the event, titled “Teaching (EaD + TIC) - broad aspects”, was selected. Regarding the methodology, the metadata of the researchers presented in the thematic axis 5 were collected, for later qualiquantitative analysis, with the presentation of the results in tables, graphs and word clouds. With the results of the research, it was inferred, specifically in thematic axis 5 of the SIED: ENPED:2016, that: Distance Education was the main thematic of most research; There was a predominance of studies involving the figure of the tutor, as well as the interaction of this professional with the students; There was a higher incidence of research from the Southeast and Northeast regions of Brazil, with a higher number of investigations originating from Brazilian public institutions; Among other information analyzed in this investigation.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em um dos eixos temáticos do Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED), realizado no ano de 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Para a análise, selecionou-se o eixo temático 5 da etapa virtual do evento, intitulado de “Docência (EaD+TIC) – aspectos amplos”. No que concerne à metodologia, foram coletados os metadados das pesquisas apresentadas no eixo temático 5, para posterior análise qualiquantitativa com a apresentação dos resultados em tabelas, gráficos e nuvens de palavras. Com os resultados da pesquisa, inferiu-se que, especificamente no eixo temático 5 do SIED:EnPED:2016: a Educação a Distância (EaD) esteve presente no cerne da maior parte das pesquisas; houve uma predominância de estudos envolvendo a figura do tutor, bem como a interação deste profissional para com os alunos; houve uma maior incidência de pesquisas oriundas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, com um número consideravelmente maior de investigações originárias de instituições públicas brasileiras; dentre outras informações analisadas nesta investigação.
Keywords: Distance education, Teaching, Digital information and communication technologies, Bibliometrics.
Palavras-chave: Educação a distância, Docência, Tecnologia digital de informação e comunicação; Bibliometria.
References
AHAD, Ana Maria A. Tecnologias de informação e comunicação como estratégia pedagógica para a educação. In: NEVES, Inajara de S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, Carmem L. F. de (Org.). EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: Eduemg, 2016, p. 15-24.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003. 115 p.
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 245-265.
BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Robert C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.
CAETANO, João C. R.; LORI, Nicolás F. O impacto da educação a distância nos países de grande crescimento econômico como o Brasil. In: REALI, Aline M. de M. R.; MILL, Daniel. (Org.). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 37-56.
COSTA, Rogério. Educação a distância: um desafio atual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. São Paulo: EdUFMT, 2013, p. 355-369.
GUEDES, Vania Lisboa; BORSCHIVER, Suzana. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM – ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ICI/UFBA, 2005.
KENSKI, Vani M. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 59-68.
MAGGIO, Mariana. O tutor na Educação a Distância. In: LITWIN, Edith (Org.). Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 93-110.
MILL, Daniel. Mudanças de mentalidade sobre educação e tecnologias: inovações e possibilidades tecnopedagógicas. In: MILL, Daniel (Org.). Escritos sobre a educação a distância: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 11-38.
MILL, Daniel. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 25-42.
MILL, Daniel; SILVA, Aparecido Ribeiro da; BIANCHI, Priscila Cristina Fiocco Bianchi; ALMEIDA, Leandro Fagner. Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 113-131.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3: desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade - educação a distância na educação superior. 2014. 156 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-produto-02-estudo-processo&Itemid=30192>. Acesso em: 01 ago. 2018.
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. A institucionalização da educação a distância no Brasil: cenários e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 113-124, jan.-abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/23767>. Acesso em: 15 ago. 2017.
SIED:EnPED - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, [s.n.], 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos: UFSCar, 2016. Disponível em: <http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/issue/view/7>. Acesso em: 06 jan. 2017.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. cap. 2, p. 31-42. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2017.
SOUZA, Fábio Fontana; MONTEIRO, Maria Iolanda. Estudo sobre a recorrência de teses que mencionam a utilização de tecnologias digitais em 22 Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 125-138, jul. 2015. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/103/100>. Acesso em: 25 jan. 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 325 p.
TECHTUDO. Quatro sites para criar nuvem de palavras. 2016. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/05/quatro-sites-para-criar-nuvem-de-palavras.html>. Acesso em: 02 ago. 2018.
TEMA DIDÁTICO, Grupo de Pesquisa. Agenda 2018: eventos nas áreas de Educação, Tecnologia e Letras. 2017. Disponível em: <http://temadidatico.ufsc.br/2017/09/27/agenda-2018-eventos-nas-areas-de-educacao-tecnologia-e-letras/>. Acesso em: 01 ago. 2018.
VELOSO, Braian Garrito. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
WORDCLOUDS. Disponível em: < http://www.wordclouds.com>. Acesso em: 04 nov. 2016.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2019-01-05