Conteúdos de educação física no ensino fundamental: contribuições de boas práticas para a formação docente (Physical education content in basic education: good practices for contributions teaching training)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991682Resumo
Based on best practices of a Physical Education teacher beginner, this article aims to identify elements that contribute to a systematization of content in the early years of Elementary School and hence for teacher training. These practices result from clipping a Master's Thesis in Education subsidized by the analysis axis "school subject". The Master, whose objective was to know and understand the practices of the teacher and the sources that influence the construction of their knowledge, developed through a case study as a possibility of qualitative research with the use of semi-structured interviews, participant observation and document analysis. Also, the teacher and the two state schools of the State of São Paulo were characterized and the process of construction of the axes of analysis has been elucidated. The elements identified in axis "school subject" (which indicate "what", "how" and "why" the teacher teaches), can contribute to a systematization of content in Physical Education classes in the early years and assist teachers Physical Education beginners. The best practices are based on a contextualized and interdisciplinary approach to teaching, resignify to student learning and have positive and negative aspects identified by the teacher as patterns to understand the obstacles and their problems relating to its practical, theoretical decisions and teacher training. Therefore promote an understanding of the learning acquired at the beginning of his career, reflections on public policy teacher training and new dialogues about the possibility of development of good practice for Physical Education teachers.
Keywords: Teacher training, Physical education in the early years of elementary school, Systematization of content, Good practice.
Resumo
Com base nas boas práticas de uma professora de Educação Física iniciante, este artigo pretende identificar elementos que contribuam para uma sistematização de conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, para a formação docente. Essas práticas resultam do recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação subsidiada pelo eixo de análise “conteúdo escolar”. A Dissertação, cujo objetivo consistiu em conhecer e compreender as práticas da professora e as fontes que influenciam na construção de seus saberes, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso como uma possibilidade de pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Igualmente, a professora e as duas escolas estaduais do Estado de São Paulo foram caracterizadas e o processo de construção dos eixos de análise foi elucidado. Os elementos, identificados no eixo “conteúdo escolar” (os quais sinalizam o “que”, “como” e “por que” a professora ensina), podem contribuir para uma sistematização de conteúdos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais e auxiliar professores de Educação Física iniciantes. As boas práticas se fundamentam em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar de ensino, ressignificam a aprendizagem discente e apresentam aspectos positivos e negativos, identificados pela professora como padrões para entender os obstáculos e os próprios problemas relativos às suas práticas, decisões teóricas e à formação docente. Portanto, promovem um entendimento sobre as aprendizagens adquiridas no início da carreira, reflexões sobre políticas públicas de formação docente e novos diálogos sobre a possibilidade de desenvolvimento de boas práticas por professores de Educação Física.
Palavras-chave: Formação docente, Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, Sistematização de conteúdos, Boas práticas.
References
AGUIAR, C. S. (et al.). Principais dificuldades dos professores de Educação Física nos primeiros anos de docência: elementos para (re) orientação das disciplinas de Didática e Prática de Ensino do curso de licenciatura em Educação Física da UFU. Revista Motrivivência, ano XVII, n. 25, p. 37-55, dez., 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4694/3881. Acesso em: 28/04/2016.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 2.ª Edição. Campinas: Papirus, 1998, 128 p.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994, 336 p.
BORGES, C. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C.; DESBIENS, J-F. (Orgs.). Saber, formar e intervir: para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005, 228 p.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 de Dezembro, 1996.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº. 10.328, de 12 de dezembro de 2001. Introduz a palavra "obrigatório" após a expressão "curricular", constante do § 3º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 de Dezembro, 2001a.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília: 6 de Fevereiro, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP 009/2001, de 08/05/2001b, p. 1-70.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Indicação referente à revisão do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Graduação em Educação Física. Parecer CNE/CES 274/2011, de 06/07/2011, p. 1-11.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (Ensino de 1ª a 4ª séries). Brasília: v. 7, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: ME, SEB, 2007.
CASTELLANI FILHO, L. (et al.). Metodologia do ensino de educação física. 2ª Edição Revisada. São Paulo: Cortez, 2009, 200 p.
CLARO JR., R. S.; FILGUEIRAS, I. P. Dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física em início de carreira na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Universidade Presbiteriana Mackenzie, v. 8, n. 2 p. 9-24, 2009. Disponível em: < http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1718/1312>. Acesso em: 04/03/2016.
COSTA, C. S. Práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física “de início de carreira”: um estudo de caso. 2013. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
COSTA, C. S.; VOLTARELLI, M. A.; CUNHA, R. C. Pesquisas sobre professores iniciantes: o estado do conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Educação UFSCar de 2000-2010. III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, Santiago de Chile, fev./mar., 2012. Disponível em: < http://pt.slideshare.net/ProfessorPrincipiante/pesquisas-sobre-professores-iniciantes-o-estado-do-conhecimento-no-programa-de-posgraduaao-em-educaao-ufscar-de-20002010>. Acesso em: 04/04/2016.
DAÓLIO, J. A cultura da/na Educação Física. 2002. 112 f. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2002.
FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. M. R. O início da carreira docente na Educação Física. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Complexidade da docência e formação continuada de professores. 1ª Edição. São Carlos: EdUFSCar, 2009, 96 p.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione Didático, 2010, 176 p.
GALLARDO, J. S. P. Prática de ensino em Educação Física: a criança em movimento. Volume Único. São Paulo: FTD, 2010, 96 p.
GUARNIERI, M. R. (Org.). O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2ª Edição. Campinas: Autores Associados; Araraquara, SP: PPG em Educação Escolar da FCL da UNESP, 2005, 89 p.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2ª Edição. Portugal: Porto Editora,1995, 215 p.
KAWASHIMA, L. B. Conteúdos de Educação Física para o ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá: um estudo sobre sua sistematização. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2010.
KAWASHIMA, L. B.; SOUZA, L. B.; FERREIRA, L. A. Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 458-468, abr./jun., 2009. Disponível em: < http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/8373/WOS000270450900027.pdf?sequence=3>. Acesso em: 10/05/2016.
LEAL, P. H. A Educação Física no ciclo II do Ensino Fundamental: refletindo sobre indicadores educacionais de desenvolvimento profissional da docência com um professor experiente. 2011. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, set./dez., 2005. Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf>. Acesso em: 01/05/2016.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”. Regulamento do Curso de Formação Específica do Concurso Público para Professor Educação Básica II - 2011. São Paulo: SEE, EFAP, 2011.
SILVA, R. B. (et al.). A Educação Física escolar em Maringá: experiências de ensino-aprendizagem no cotidiano das aulas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 02, p. 69-83, jan., 2007. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/56/64>. Acesso em: 16/05/2016.
TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009, 62 p.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2008, 325 p.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-10-06
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30