Desenvolvimento Instrumental do Raciocínio dos Professores em Geometria Dinâmica (Tradução)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991323Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991323
Com o intuito de contribuir para o entendimento de como os professores podem desenvolver a compreensão da geometria, este artigo trata do desenvolvimento discursivo do raciocínio geométrico dos professores através de apropriação de instrumentos enquanto colaborando em um ambiente de geometria dinâmica (AGD) online. Utilizando a teoria da atividade mediada por instrumentos, analisamos o discurso e as ações AGD de um grupo de professores de matemática do ensino fundamental e médio que participaram de um curso de desenvolvimento profissional com duração de um semestre. Trabalhando em pequenos grupos, eles interagiram para resolver problemas geométricos. Nossos resultados mostram que na medida em que se apropriam dos artefatos AGD e transformam seus componentes em instrumentos, os professores desenvolvem o conhecimento e raciocínio geométricos em geometria dinâmica. Nosso estudo contribui para uma compreensão ampla de como os professores desenvolvem o conhecimento matemático para o ensino.
Palavras-chave: Geometria dinâmica, Gênese instrumental, Conhecimento para o ensino de matemática, Colaboração.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-05-28
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28