Análise das percepções de educadores sobre relações dos alunos com o saber e com a instituição escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6912

Keywords:

Relação com o saber, Instituição Escolar, Biografização, Formação de professores, Novas tecnologias digitais

Abstract

O texto que se segue é uma reflexão sobre o resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado realizado junto à Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot e junto à Université Paris 13, sob a co-supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger em 2019. O objetivo é analisar as percepções de educadores brasileiros a partir de dados construídos com professores da educação básica da cidade de Araraquara, e professores franceses, da cidade de Paris e arredores, que tinham em comum o fato de trabalhar em escolas de periferia – no caso brasileiro – e em Collèges da Rede de Educação Prioritária (REP) – no caso dos professores franceses, com base na teoria da relação com o saber (CHARLOT, 2000) em associação com a perspectiva da biografização (DELORY-MOMBERGER, 2008). O método utilizado foi a pesquisa biográfica de tradição francesa (PINEAU, 2006, DOMINICÉ, 2006, DELORY-MOMBERGER, 2016). Algumas conclusões extraídas da pesquisa indicam que os docentes percebem que há uma concorrência entre os saberes escolares e as informações midiáticas como oportunidades e desafios para o trabalho pedagógico que realizam. Também destaca-se que há professores com profundas clivagens subjetivas (JANET, 2005, BLEUER, 1911, FREUD, 1969, FERENCZI, 1986) produzidas no desempenho da função docente, trabalhando com alunos com clivagens produzidas ao longo da vida, sobretudo nas relações vividas no ambiente escolar.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Flávio Caetano da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger, em 2019. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos curso de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa ?Educação, Cultura e Subjetividade? nos seguintes temas: Relações com o saber; Formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares; Políticas Públicas e Administração Escolar, Financiamento da Educação Básica, Teoria da Administração da Educação; Discurso e Subjetividade.

References

ARELARO, L. Escritos sobre políticas públicas em educação. São Paulo: FEUSP, 2020.

BLEUER, Eugen. Demencia precoz: el grupo de las esquizofrenias. Buenos Aires: Paidós, 1911, 540 p.

BOUKO, C., ROBIN, F. & VAN LINT, S. Analyse de l’interaction entre ler apport au savoir de l’élève et celui de l’enseignant à l’école primaire . In: Rapport au(x) savoir(s) de l’enseignant et de l’apprenant. Une énigmatique reencontre. THERRIAULT, G et al., Belgique: De Boeck Supérieur, 2017. (p.33-46).

BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. Trad. Mateus S. Soares Azevedo et al. Petrópolis: Vozes, 1997.

BOURDIEU, P. e PASSERON, J-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. Revisão de Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7ª ed., Petrópolis: Vozes, 2014.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999, 700 p.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

CHARLOT, B. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.

CHARLOT, B. A relação com o saber nos meios populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: CIIE/Livpsic, 2009. (Coleção Ciências da Educação/5).

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez Editora: São Paulo, 2013. (Coleção Docência em formação. Saberes pedagógicos).

CHARLOT, B. Les problématiques de recherches sur le rapport au savoir: diversité et cohérence. In: Rapport au(x) savoir(s) de l’enseignant et de l’apprenant. Une énigmatique reencontre. THERRIAULT, G et al., Belgique: De Boeck Supérieur, 2017. (p.165-173).

CHARLOT, B. Educação ou barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Trad. Sandra Pina. Revisão técnica do autor. São Paulo: Cortez, 2020.

CHAUVEAU, G. As zonas de educação prioritárias: lutar contra as desigualdades escolares ? As novas experiências educativas em fiança. In: Análise Psicológica, 4(11):507-618, 1982. Disponível em: http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/2081/1/1982_4_507.pdf Acesso em 03-09-2020.

D’ÁVILA. C. Formação docente na Contemporaneidade: limites e desafios. Os desafios da escola pública c contemporânea. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 33-41, jul./dez. 2008.

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Prefácio de Pierre Dominicé. Trad. de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. (Pesquisa (auto)biográfica – educação).

DELORY-MOMBERGER, C. Narrativa de vida: origens religiosas, históricas e antropológicas. In: Revista Educação em Questão. Natal, v. 40, n. 26, p. 31-47, jan./jun. 2011.

DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas da pesquisa biográfica. In: Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51, p. 523-536, set.-dez. 2012.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.

DELORY-MOMBERGER, C. La recherche biographique en education en France. In: Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica. Salvador, v.3, n. 09, p.781-795, set./dez, 2018. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5589/3529 Acesso em 24-05-2023.

DOMINICÉ, P. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 345-357, maio/ago. 2006.

DOSTOIEVSKI, F. Pobre gente e O duplo. Trad. de Oscar Mendes e Natália Nunes. Ilustrações de Luis de Ben. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1975.

FERENCZI, Sándor. “Transferência e introjeção”, “O conceito de introjeção”, “A criança mal acolhida e sua pulsão de morte”, “Análise de adultos com crianças”, “Confusão de línguas entre adultos e crianças”, in Escritos psicanalíticos, Rio de Janeiro, Taurus, 1986.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

FREUD, Sigmund. Esboço de psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edição Standard Brasileira, 23).

GATTI, B.A. Implicações e Perspectivas da Pesquisa Educacional no Brasil Contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p.65-81

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. Tradução de Betania Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HAEBERLI, P. & JENNI, P. Jeux de rapport(s) aux savoirs entre enseignants et élèves dans une séquence d’enseignement-apprentissage em vue du développement durable. In: Rapport au(x) savoir(s) de l’enseignant et de l’apprenant. Une énigmatique reencontre. THERRIAULT, G et al., Belgique: De Boeck Supérieur, 2017. (p.73-92).

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JANET, P. L’automatisme psychologique. Paris: L’Harmattan, 2005.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. Trad. de Ramom Américo Vasques e Sonia Goldfeder. São Paulo: Ática, 1997. (Série Fundamentos 136).

LÉVY, P. A inteligência coletiva. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2015. (Coleção Folha. Grandes nomes do pensamento; v. 16.

OLIVEIRA, D.A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. In: Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf Acesso em 05-09-2020.

PEIXOTO, J. e ARAÚJO, C. H. dos S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. In: Educação & Sociedade: Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/?format=pdf&lang=pt Acesso em 24-05-2023.

PERRENOUD, Ph. Ce que l’école fait aux familles : inventaire. In: Montandon, C. et Perrenoud, Ph. (dir.) Entre parents et ensei¬gnants : un dialogue impossible ?, Berne, Lang, 1994, chapitre 3, pp. 89-169 (2e édition augmentée, 1re édition 1987).

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006.

PIRSIG, R.M. Zen e a arte de manutenção de motocicletas: uma investigação sobre valores. Trad. de Celina Cardin Cavalcanti. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

PRETTO, N. De L. Linguagens e tecnologias na educação. In: CANDAU, V.M. (org.). Cultura, linguagem e subjetividades no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. (p.161-182

ROCHEX, J-Y. As três idades das políticas de educação prioritária: uma convergência europeia? In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 871-882, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400013 Acesso em 03-09-2020.

SENNET, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais no novo capitalismo. Trad. de Marcos Santarrita. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

VERZTMAN, Julio Sergio. O observador do mundo: a noção de clivagem em Ferenczi. In: Ágora v. V n. 1 jan/jun 2002, p 59-78.

VINCENT, V. À la recherche de l’expression du rapport au savoir de l’enseignant dans sa pratique pédagogique: une étude de cas. In: VINCENT, V. et CARNUS, M.F. (orgs.). Le rapport au(x) savoir(s) au coeur de l’enseignement. Enjeux, richesse et pluralité. De Boeck Supérieur s.a.: Louvain-la-Neuve, 2015. (p.49-60).

VINCENT, V & MAULINI, O. Entre enquête, arbitrage et partage: trois rapports au savoir et leur impact sur l’étude de la préhistoire à l’école primaire. In: THERRIAULT, G., BAILLET, D., CARNUS, M.F., VINCENT, V. Rapport au(x) savoir(s) de l’enseignant et de l’apprenant. Une énigmatique reencontre. De Boeck Supérieur: Louvain-la-Neuve, 2017. (p.21-32).

Filme

O show de Truman; Peter Weir; Scott Rodin e Adam Schroeder; EUA; Universal Picture; 1998; 1 DVD.

Published

2024-11-15

How to Cite

SILVA, F. C. da . Análise das percepções de educadores sobre relações dos alunos com o saber e com a instituição escolar. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6912169, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6912. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6912. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Relação com o saber e perspectivas de formação
##plugins.generic.dates.received## 2024-11-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15

Most read articles by the same author(s)