Student’s mathematical strategies with Down syndrome in face of Additive Conceptual Field situations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994437

Keywords:

Additive Conceptual Field, Down Syndrome, Multi-sensory Material.

Abstract

This article presents an investigation in which we sought to analyze the mathematical strategies used by students with Down Syndrome (DO) in face of additive conceptual field situations, based on Gérard Vergnaud's theory, and presented with multi-sensorial materials. The situations were developed with five DO students from four different schools (one Special and the others, regular schools) as well as from different grades: three from Elementary School; one from School, and one from High School. The work was organized in stages: the first five stages were aimed at identifying the knowledge that the students had related to Arithmetic; and stage 6 presented situations that had different typologies. The materials for this proposal were developed considering a multi-sensorial perspective. Each participant developed the activities individually and in isolation, on different days and places. The application of the activities was recorded on video with subsequent analysis of the research participants’ actions. Among the results, the importance of the multi-sensorial materials in the Mathematics teaching and learning process for all students is highlighted, with emphasis on those with DO, showing that it is possible for them to solve situations in the additive conceptual field, provided they are adapted to their specificities.

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Author Biographies

Neusa Eliana Wollmann Tabaka, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade do Contestado (2005). Especialização em Educação Especial: Física, Mental, Auditiva e Visual, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras. Especialização em Psicopedagogia Institucional, pela Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Educação, atuando como professora na Escola Hilda Adâmio Roveda - Apae de União da Vitória e na Escola Municipal Coronel David Carneiro atuando nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é aluna regular do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) da Universidade Estadual de Maringá e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão, bem como do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro co-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM, atualmente é professora do Centro de Estudos Superiores de Maringá - CESUMAR e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. É autora de livros didáticos de Educação Matemática e de Libras para cursos de Pedagogia e de Educação Especial na modalidade a distância. Autora de livros sobre ensino de matemática segundo a perspectiva da epistemologia genética e sobre o ensino de matemática para surdos. É membro do Conselho Editorial da Editora CRV - de Curitiba/PR e dos Conselhos Consultivos da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM e da Schème - Revista Eletrônica de Epistemologia e Psicologia Genética (UNESP/Marília).Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEGE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação (UNESP / Marília) ; GEPSEM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (UNESPAR); membro do GEPEMCAM: Grupo de Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (UNESPAR); participou do GT1: Educação Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental por 14 anos e membro fundadora e atual coordenadora do GT13: Diferença, Inclusão e Educação Matemática da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é Professora Adjunta D da Universidade Estadual de Maringá e compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG. Membro fundador do GT14 - Didática da Matemática da SBEM; faz parte do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM (qualis B1); membro da Câmara de Assuntos Acadêmicos do Conselho Universitário - COU, membro da Comissão de Ensino e Extensão do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora do Estágio Supervisionado da Matemática. Atualmente é Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Paraná (SBEM/PR).

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Published

2021-02-28

How to Cite

TABAKA, N. E. W.; BORGES, F. A.; NOGUEIRA, C. M. I.; MORAN, M. Student’s mathematical strategies with Down syndrome in face of Additive Conceptual Field situations. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 15, p. e4437018, 2021. DOI: 10.14244/198271994437. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4437. Acesso em: 22 jul. 2024.

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