O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes (The role of the other in the constitution of the professionalism of beginning teacher)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992231Abstract
This paper focuses on the process of constructing the professionalism of beginning teachers, trying to identify the main challenges faced in their daily practices in early childhood education and in the first years of basic education. It also analyzes the elements that affect the identity and professional development of these teachers. The methodological procedures involved four discussion groups with graduates from the pedagogy course of three universities and a faculty in the state of São Paulo. The data collected showed that the relationships undertaken in the daily school life, whether with the students' parents, the school managers, the more experienced colleagues or the students, have a considerable weight in the constitution of the professionalism of these teachers and affect their professional identity.
Keywords: Professionality, Beginning teachers, Professional identity.
Resumo
O presente texto tem o foco no processo de constituição da profissionalidade de professores iniciantes, buscando identificar os principais desafios enfrentados em suas práticas cotidianas na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Analisa ainda os elementos que afetam a identidade e o desenvolvimento profissional desses professores. Os procedimentos metodológicos envolveram quatro grupos de discussão com egressos do curso de pedagogia de três universidades e de uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Os depoimentos evidenciaram que as relações empreendidas no cotidiano escolar, seja com os pais de alunos, seja com os gestores da escola, com colegas mais experientes ou com os alunos têm peso considerável na constituição da profissionalidade desses professores e afetam sua identidade profissional.
Palavras-chave: Profissionalidade, Professor iniciante, Identidade profissional.
Resumen
En este trabajo se ha centrado en el proceso de constitución de profesionalidad de los maestros principiantes con el fin de identificar los principales desafíos que enfrentan en sus prácticas diarias en la educación de la primera infancia y los primeros años de educación básica. También se analizan los factores que afectan a la identidad y el desarrollo profesional de estos maestros. Los procedimientos metodológicos implicaran cuatro grupos de discussiones con los graduados del curso de pedagogia de tres universidades y una facultad en el estado de Sao Paulo. Las declaraciones mostraron que las relaciones llevadas a cabo en la rutina de la escuela, ya sea con los padres de los estudiantes, ya sea con los administradores escolares, con colegas o estudiantes más experimentados tienen un peso considerable en la formación de profesionalismo de estos maestros y afectan a su identidad profesional.
Palabras clave: Profesionaldad, Maestros principiantes, Identidad profesional.
References:
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
IMBERNÓN, F. Uma nueva formación permanente del profesorado para um nuevo desarollo profesional y colectivo. Revista Brasileira de Formação de Professores - RBFP, vol. 1, n. 1, p. 31-42, 2009.
LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador (BA), jan/abr., p. 39-45, 2009.
MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 2, n. 03, ago-dez. 2010, p. 11-49.
MARCELO GARCIA, C. Políticas de inserción em la docencia: de eslabón perdido a puente par el desarrollo profesional docente. Documentos PREAL. Março, 2011.
MARIANO, A. L. S. A pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características. 29ª. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, Caxambu, 15 a 18 de outubro de 2006. Disponível em http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT08-2119--Int.pdf Acesso em: 11 jul. 2007.
MARIANO, A. L. S. Aprendendo a ser professor no início da carreira: um olhar a partir da ANPED. 28ª. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, Caxambu, 16 a 29 de outubro de 2005. Disponível em: 28reuniao.anped.org.br/textos/gt08/gt0872int.rtf Acesso em: 11 jul. 2007.
MORGADO, J. C. Identidade e profissionalidade docente: Sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, vol.19, n° 73, 2011, p.793-811.
OCDE. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Revista Estudos de Psicologia, Campinas-SP, v.27, n.01, jan-mar. 2010, p. 99-108.
PAPI, S. O. G. Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Críticas, v. 15, n. 29, p. 251-269, 2009.
PAPI, S. O. G. e MARTINS, P. L. O. As pesquisas sobre os professores iniciantes: algumas aproximações. Educar em Revista, v. 26, n.3, p. 39-56, 2010.
PLACCO, V. M. de S.; SOUZA, V. L. T. O.; ALMEIDA, L. R. de. Coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, 2010, p. 227-287. Disponível em www.fvc.org.br/pdf/coordenador-apresentacao.pdf <acesso 15/10/2012.
POLONIA, A. da C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Revista Psicologia Escolar e Educacional, Brasília-DF, vol 09, no. 2, 2005, p. 303-312.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.
WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: Aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 241-260.
WEREBE, M. J. G.; NADEL-BRULFERT, J. (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-06-14
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21